Já dizia o rapper Emicida: “Quem tem amigo tem tudo”. E a prova disso é a força-tarefa que moradores de Rondonópolis, estão fazendo para ajudar o amigo Marcel Queiroz, profissional de tecnologia da informação, que enfrenta um câncer raro no intestino.

De acordo com um dos amigos de Marcel, Ricardo Cazzadore, ele precisa de uma injeção mensal de um medicamento chamado octreotida, que custa cerca de R$ 10 mil. A doença não pode ser tratada com quimioterapia ou radioterapia.

Devido ao alto custo, Queiroz conseguiu na Justiça de Mato Grosso do Sul, onde morava, uma liminar para que o estado fornecesse o remédio, segundo o amigo. Porém, ele ainda não atendeu a ordem.

Em nota, a Secretaria de Saúde de MS informou que foi notificada e irá abrir um processo de dispensa de licitação devido à urgência para compra do medicamento. O tempo de tramitação pode levar até 45 dias.

Enquanto isso, Queiroz aguarda a consulta marcada em São Paulo para saber se é possível realizar um transplante de fígado.

“Como ele conseguiu a liminar para que o estado forneça o remédio, decidimos ajudar para outras necessidades, como transporte, alimentação, hospedagem e outros remédios, já que ele terá que se deslocar muitas vezes durante o tratamento”, explicou Cazzadore.

Tipo do Câncer

O tumor neuroendócrino é um tipo muito raro de câncer e atinge apenas 7 a cada 100 mil pessoas. Por apresentar sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, o diagnóstico é difícil.

No caso de Marcelo, conforme contou o amigo, o primeiro sinal foi a gordura localizada no fígado.

Em cerca de 10% dos casos diagnosticados, os sintomas são mais fortemente apresentados, quando geralmente é desenvolvida a síndrome carcinóide.

Via | G1   Foto | Arquivo pessoal
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)