Iniciativa que apoia produtores na intensificação de práticas conservacionistas para ampliar produtividade e sequestro de carbono no solo terá novos parceiros no Brasil Os agricultores participantes do programa PRO Carbono, da Bayer, presentes em mais de 650 municípios de 16 estados brasileiros, alcançaram uma pegada média de carbono de 783 kg COeq por tonelada de soja na safra 2021/2022. O número representa uma redução de até 80% comparado à média das principais bases de dados internacionais. Os avanços da iniciativa foram apresentados aos agricultores mato-grossenses em Cuiabá na última terça-feira (13) durante etapa do evento Conexão PRO Carbono, que reuniu produtores, especialistas e pesquisadores para discutir ações que permitirão à agricultura brasileira ser mais produtiva e adotar um papel relevante no cenário mundial. O dado foi constatado pelos pesquisadores Marcelo Morandi e Marília Folegatti, da Embrapa Meio Ambiente. A pegada de carbono do estudo foi estimada pela técnica de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), partindo do levantamento de dados e descrições detalhadas dos processos produtivos das fazendas dos agricultores participantes.   No programa PRO Carbono, é feito um trabalho para ampliar a produtividade no campo e o sequestro de carbono no solo, por meio da intensificação de práticas conservacionistas, reduzindo a pegada de carbono da soja. Em contrapartida, os agricultores que fazem parte podem usufruir de benefícios como: análise de fertilidade e estoque de carbono no solo, diagnóstico socioambiental das propriedades, acesso a conteúdos e profissionais referência no tema e suporte de uma consultoria técnica para implementação de manejos sustentáveis.   No estado do Mato Grosso, agricultores têm se destacado ao intensificar práticas sustentáveis por meio da iniciativa. É o caso de Cristian Dalben, à frente da fazenda Santo Antônio do Desejado, em Sorriso (MT), que participa do programa desde 2020 e já viu um aumento de produtividade ao intensificar o uso de práticas sustentáveis. No talhão da fazenda destinado ao PRO Carbono, a colheita de milho passou de 156 sacas por hectare para 212 sacas por hectare.   Além da adoção do plantio direto, o agricultor utiliza braquiária para fazer cobertura da terra, o que favorece o sequestro de carbono no solo. “O que me levou a aderir estas práticas foi perceber que a produtividade aumenta. Eu podia usar menos adubo e continuava produzindo o mesmo de quando utilizava uma adubação pesada”, conta Dalben.   “O agronegócio brasileiro tem um grande potencial de se tornar protagonista no mercado de carbono, por meio da intensificação de práticas sustentáveis na lavoura. Os resultados que vimos até o momento são animadores e indicam que temos um caminho promissor junto aos agricultores e parceiros dispostos a contribuir para posicionar a agricultura como parte da solução dos desafios climáticos”, ressalta Fábio Passos, líder do Negócio de Carbono da Bayer para a América Latina.   Estima-se que a agricultura tenha o potencial de remover da atmosfera 25% dos gases de efeito estufa emitidos nos últimos 25 anos. Com a iniciativa Carbono Bayer, a companhia espera contribuir globalmente para que os agricultores tenham conhecimento cada vez maior dos resultados da intensificação de práticas sustentáveis adotadas e possam usufruir de diferentes benefícios.   Novos parceiros e soluções “Nós da Bayer, junto com pesquisadores, universidades, startups e a Embrapa, trabalhamos para impulsionar a sustentabilidade e produtividade para os agricultores, que contam ainda com acesso a serviços e benefícios específicos do programa. A ideia é que adotem cada vez mais práticas agrícolas inteligentes em relação ao clima e, no futuro, possam ser recompensados não apenas pelo que e quanto produzem, mas também pela forma como produzem”, diz Passos. A iniciativa terá novos parceiros: a Barenbrug, empresa dedicada ao melhoramento genético, à produção e tratamento de sementes forrageiras, a consultoria estrutura a sucessão familiar dentro de áreas rurais, Safras & Cifras, e a Raix, empresa que trabalha com diferentes linhas de mix de plantas de cobertura. Os participantes terão condições especiais para aquisição de mix de plantas de cobertura, sementes forrageiras com tratamento bionematicida e desconto na contratação de consultoria de governança. As novidades se somam ao apoio do Itaú BBA, que está comprometido a entregar soluções de financiamento aos clientes do PRO Carbono, e ao acesso a benefícios para auxiliar na adoção de práticas de manejo sustentáveis, entre eles condições comerciais exclusivas oferecidas pela Mosaic Fertilizantes para o talhão participante do programa. Um dos principais desafios para a entrada do agronegócio no mercado de carbono é a criação de um protocolo de mensuração de carbono em solo viável do ponto de vista financeiro e reconhecido por entidades internacionais no qual a Bayer, Embrapa e acadêmicos estão trabalhando juntos e avançando em uma modelagem preditiva para a agricultura tropical. Entre as novidades que estarão disponíveis para apoiar os agricultores dentro do programa PRO Carbono nos próximos meses, está a Calculadora de Carbono (CTOOL), elaborada para auxiliar consultores e produtores rurais no planejamento do manejo com a intensificação de boas práticas agrícolas que ajudam no acúmulo de carbono no solo. A ferramenta auxiliará na coleta de dados do aporte de carbono e visa permitir aos agricultores a adoção de estratégias mais eficazes para a intensificação de práticas sustentáveis em suas áreas, como o plantio direto, rotação de diferentes culturas e cultivos de cobertura. O PRO Carbono é um programa parte da iniciativa Carbono Bayer, lançada em 2020, que está presente em 10 países e conta com mais de 2.600 produtores que juntos já sequestraram 500.000 toneladas de carbono no solo.   Sobre a Bayer A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões. Para mais informações, acesse o site da Bayer.
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