A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou, nesta terça-feira (30), mais três casos positivos de varíola dos macacos em Mato Grosso: dois em Cuiabá e um em Várzea Grande. Ao todo, estado tem 23 registros confirmados da doença.

A pasta ainda acompanha 31 casos suspeitos. São, cinco em Cuiabá, cinco em Várzea Grande, um em Rondonópolis, dois em Sorriso, dois em Barra do Garças, quatro em Tangará da Serra e seis em Campo Novo do Parecis.

A secretaria monitora também, a suspeita de um caso da varíola do macacos nas cidades de Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Itiquira, Tapurah e Paranaitá.

Ainda conforme o material, 27 casos que eram considerados suspeitos foram descartados com a chegada dos exames.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da doença são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

Via | G1   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)