Estão abertas as inscrições para o Edital Natura Musical 2022 até o dia 9 de setembro, às 17 horas. Os interessados devem inscrever seus projetos musicais pelo site edital2022.naturamusical.art.br. Nesta edição, a Natura disponibilizará R$ 6 milhões que serão distribuídos no Edital Nacional (R$ 2 milhões), sendo que 20% será destinado para projetos da região Amazônica, além dos editais regionais no Pará (R$ 1 milhão via lei Semear), na Bahia (R$ 1 milhão via lei FazCultura), em Minas Gerais (R$ 1 milhão via via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – LEIC) e Rio Grande do Sul (R$ 1 milhão via lei Pró Cultura). A grande novidade desta edição é a categoria Música Brasileira na América Latina, exclusiva no edital nacional, voltada para artistas que já tenham uma carreira consolidada, com reconhecimento do mercado, crítica e público, para que possam expandir seu alcance, fazendo intercâmbios com artistas da cena latino-americana, fundamentalmente da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Na categoria Novos Trabalhos, o foco é no fortalecimento de artistas em ascensão e no reconhecimento de trajetórias consolidadas a partir da produção e lançamento de novos trabalhos como álbuns, clipes, shows, turnês.. Voltada para a formação de público e com o foco na atividade presencial, a categoria Circulação e Programação Ao Vivo tem como proposta fomentar iniciativas que impactem na formação e desenvolvimento da cena cultural, como festivais, programações de casas de shows, mostras e residências artísticas. “Esse ano, estamos avançando mais um passo no nosso compromisso de valorização da música brasileira. Acompanhando a expansão da marca para novos territórios, queremos expandir e renovar a nossa rede de artistas que projetam a nossa cultura para outros lugares. Além disso, continuaremos fomentando a pluralidade do que está sendo produzido artisticamente por aqui e vamos intencionalmente incentivar as experiências ao vivo – sejam turnês, programações, festivais, tão importantes para movimentar a economia da cultura e formar e expandir plateias”, explica Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. Uma rede de curadores formadas por jornalistas musicais, empreendedores, artistas, produtores e profissionais de diferentes origens e trajetórias no mercado musical irão avaliar os projetos inscritos, que serão analisados tanto individualmente quanto coletivamente com base nos critérios de relevância musical: a partir da autenticidade de suas linguagens, das narrativas e impacto na cena, da sua capacidade de mobilização, de trazer frescor para a cena, do compromisso com o impacto positivo, além do potencial de conexão com outras redes e públicos. Os detalhes podem ser consultados no regulamento do Edital. Histórico Natura Musical Natura Musical é a plataforma cultural da Natura que desde 2005 valoriza a música como um veículo de bem estar, conexão e transformação pessoal e coletiva. Já são mais de R$184 milhões investidos em 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que revelam a pluralidade da nossa cultura. Apenas em 2021, a plataforma fomentou mais de 100 projetos artísticos, lançando 280 produtos culturais, entre novos álbuns, EPs, álbuns visuais, lives, festivais, projetos de capacitação e desenvolvimento do mercado cultural. Alguns dos mais representativos compositores e intérpretes da nova geração já foram patrocinados pela plataforma, como Linn da Quebrada, Djuena Tikuna, Emicida, Juçara Marçal, Rico Dalasam, Letrux, Tuyo, entre outros. Ao mesmo tempo, a plataforma apoia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira: é o caso de João Donato, com “Serotonina”, Elza Soares, com “A Mulher do Fim do Mundo”, Dona Onete, com “Rebujo”, por exemplo. Em 2017, como uma forma de ampliar seu impacto, Natura Musical expandiu a sua atuação, inaugurando a Casa Natura Musical. Em cinco anos de atuação, já passaram pelo palco mais de 500 artistas, que representam toda a diversidade da música brasileira, com um público de mais de 250 mil pessoas. Além disso, expandiu a frente de parcerias com festivais espalhados pelo país, como Festival Coquetel Molotov (PE), Coala Festival (SP), Sarará (MG) e Timbre (MG), fomentando as cenas locais e ampliando a criação e expansão de público. Ainda no ambiente digital, a plataforma lançou em 2021 seu primeiro podcast batizado como “Nos Encontramos na Música”. O programa traz convidados para falar sobre diversidade, ancestralidade, empoderamento, comunidade e discutir o papel fundamental da cultura na construção de um mundo bonito, sustentável, igualitário e inclusivo. Nomes como Gilberto Gil, Emicida, Linn da Quebrada, Letrux, Ailton Krenak, Elza Soares, Rico Dalasam, entre outros, são os convidados da primeira temporada. A apresentação é da jornalista Sarah Oliveira. Fica o convite para ouvirem os episódios no nosso canal do Spotify. Ouça aqui.
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