O delegado da Polícia Federal morto na madrugada dee sábado (27), durante uma operação em uma terra indígena na região de Aripuanã, já havia vivido um confronto semelhante. No dia 11 de julho deste ano, durante uma abordagem a um madeireiro acusado de tentativa de homicídio, também em Aripuanã, ele avançou com a caminhonete contra os policiais. Na carroceria havia outro homem armado que efetuou disparos contra a equipe. No mesmo dia, o madeireiro foi preso. Na última ação, o delegado Roberto Moreira da Silva Filho, de 35 anos, foi morto por acidente, durante uma abordagem a um caminhoneiro que estava na área de atuação de madeireiros. Ao ser abordado, o motorista não parou e tentou jogar o veículo contra os policiais. Os federais reagiram e atiraram. Um dos tiros teria ricocheteado e atingido o delegado. O hospital Municipal de Aripuanã informou que o motorista do caminhão, que teve um ferimento no pé, já teve alta. Ele está detido na Delegacia de Polícia Civil do município. As operações das quais o delegado participou, tinham como objetivo o combate ao garimpo e o desmatamento ilegal na terra indígena no município, quando foi atingido pelo tiro. Roberto estava na polícia federal desde 2020, e desde o ano passado era chefe da Delegacia de Meio Ambiente da PF em Mato Grosso. Ele tinha uma forte atuação contra crimes ambientais.

O caso

Na madrugada de sábado (27), o delegado da Polícia Federal, Roberto Moreira da Silva Filho, de 35 anos, morreu durante operação da polícia, na Terra Indígena Aripuanã. Segundo informações da PF, um tiro disparado por um policial ricocheteou e acertou a cabeça da vítima.

Ainda segundo a polícia, o delegado participava da abordagem de um caminhão quando o veículo avançou sobre os policiais, que atiraram. Foi quando o delegado foi atingido.

O motorista do caminhão teve um ferimento no pé, mas já recebeu alta e aguarda interrogatório.

A Polícia Federal ainda não divulgou informações sobre o sepultamento do delegado.

Em nota interna, a PF lamentou a morte do delegado e esclareceu que os fatos estão sendo apurados.

“Os fatos estão sendo apurados pela equipe de plantão da SR/PF/MT, com apoio da DPF/SIC/MT. Presto as mais profundas condolências à família e aos amigos do estimado colega, que tanto engrandeceu a Polícia Federal com sua dedicação e companheirismo”, diz a nota.

Via | G1   Foto | PF
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)