Um ano após o início do compartilhamento de dados pelos clientes, Open Finance acelera entrega de benefícios
 
AUm ano após o início da fase 2 do Open Finance no Brasil, a que o cliente autoriza o compartilhamento de seus dados financeiros entre bancos, o BB apresenta avança com soluções e evolução nos números. Cerca de 5% da base de clientes que possuem relacionamento com outros bancos já autorizaram o compartilhamento de suas informações com o BB. A utilização dos dados a partir da autorização dos clientes, por consequência, também se expandiu, atingindo mais de 280 milhões de chamadas no primeiro semestre.
 
“No início, tínhamos que explicar para os clientes o conceito de Open Finance, o que não é uma tarefa simples, pois ainda não tínhamos os dados de outras instituições para conseguir materializar os benefícios aos clientes”, lembra Fausto Ribeiro, CEO do BB. 
 
Gerando valor com os dados
 
A partir dos dados compartilhados com o banco, os clientes do BB passaram a ter acesso a uma série de soluções que vão desde a automatização de atualizações cadastrais até o recálculo de limite de crédito.
 
O carro-chefe da experiência de Open Finance no BB é o Minhas Finanças Multibanco, uma solução de gestão financeira que permite que o cliente visualize informações de diferentes bancos no app BB. Mais de R$ 7,9 bi em saldos consolidados com outros bancos já são gerenciados no Minhas Finanças Multibanco, o que já gerou recomendações de economia de R$ 2,8 bi para os clientes. Essa é uma das aplicações mais relevantes viabilizadas pelo Open Finance, mas outras já estão impactando diretamente os clientes.
 
Vantagens já disponíveis para clientes que compartilham dados
 
• Minhas Finanças Multibanco
• Assessoria de investimentos
• Reavaliação automática do limite de cartão
• Ofertas personalizadas de empréstimo
• Orientação sobre o uso de crédito rotativo
• Upgrade de modalidade de cartão
• Atualização automática de cadastro
• Adequação do modelo de relacionamento
• Cashback na Loja BB (app BB) com base no consumo do cliente
 
Dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados com o banco, 90% já tiveram algum benefício: 77% receberam ofertas personalizadas a partir dos dados ou utilizaram soluções que fazem uso dos dados de Open Finance e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem necessidade de apresentar documentos ou comparecer à agência.
 
Os funcionários do BB também já acessam, em plataforma interna, informações de outros bancos com quem o cliente se relaciona. “Sempre temos a preocupação de o cliente ter a melhor experiência de atendimento no canal que ele escolher: físico ou digital. Por isso, garantir que nossos gerentes tenham fácil acesso às informações do Open Finance é fundamental para que eles possam prestar uma assessoria financeira mais qualificada ao atenderem um cliente, onde e como eles quiserem, independentemente do canal”, afirma Fausto Ribeiro.
 
Pioneirismo
 
O BB é um dos pioneiros do Open Finance no Brasil, mesmo antes do início da implementação regulatória iniciada em 2021.
 
Destaques do BB no Open Finance
 
• 1º banco da América Latina a fazer uma operação estruturada de Open Banking, em 2017, com lançamento do Portal do Desenvolvedor (developers.bb.com.br)
• 1º banco a estabelecer uma parceria de Open Banking negocial (com a Conta Azul) no Brasil, em 2017
• 1ª instituição a oferecer a jornada do consentimento completa no Open Banking regulatório em todos os canais (agosto de 2021)
• 1º grande banco habilitado a operar como iniciador de pagamentos (abril de 2022)
• 1º banco do mundo a disponibilizar a jornada do consentimento do Open Finance no WhatsApp BB (61 4004-0001) (agosto de 2022).
Via | Assessoria BB
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