Entre os projetos, estão um assistente virtual do tipo ‘Alexa’, braço robótico, veículo autônomo, jogos digitais, sistema de cadastro de produtos e mecanismo de busca de dados
O Sistema Fecomércio-MT irá realizar, nesta sexta-feira (26), a ‘1ª ExpoTech do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT)’. A mostra de inovação e tecnologia acontecerá no Lab Microsoft da instituição, em Cuiabá, das 13 às 21h, e é aberta à visitação do público.
Durante a exposição, serão apresentados os projetos de conclusão dos cursos de ‘Desenvolvimento Web Back-End’, que ao ser finalizado, completará 96 horas de formação, e de ‘Programação para Robótica’, qualificação de 60 horas. Ambos foram ofertados gratuitamente pelo Senac-MT para jovens e adultos, a partir dos 15 anos de idade.
Ao todo, 25 alunos irão demonstrar oito projetos focados no desenvolvimento de aplicações e inovações para os setores de serviços e comércio, que representam mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso e geram cerca de 80% dos empregos na capital.
Entre os projetos estão um assistente virtual do tipo ‘Alexa’, braço robótico, veículo autônomo, jogos digitais, sistema de cadastro de produtos e mecanismo de busca de dados.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o caráter inovador dos cursos oferecidos no Lab Microsoft em atendimento às demandas dos setores atendidos pela Federação.
“Inauguramos este novo espaço de aprendizagem profissional do Senac Mato Grosso, em maio deste ano, diante da aceleração da transformação digital e da necessidade dos setores de serviços e comércio terem processos cada vez mais ágeis. Oportunizamos a estes alunos possibilidades de se adaptarem ao novo mercado tecnológico que já estamos vivenciando”, pontua o presidente.
Citando dados da Boston Consulting Group e da Universidade de Oxford, o diretor regional do Senac Mato Grosso, Carlos Rissato, destaca que a robótica é um campo fértil no mercado de trabalho.
“Um em cada quatro empregos será substituído por robôs ou softwares até 2025 e previsões indicam que 35% das profissões serão automatizadas nas próximas duas décadas. Os dois cenários apontam para um mesmo caminho: a robótica está cada vez mais presente em nossas vidas e é um campo fértil no mercado de trabalho”, complementa o dirigente.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Via | Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)  Foto | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)