Os alunos da Escola Estadual Marechal Dutra tiveram uma aula um pouco diferente nesta segunda-feira (22). Os estudantes ao longo do dia vão poder acompanhar as palestras e tirar dúvidas sobre o trabalho da equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município (UVZ) com relação ao combate à doenças como dengue e leishmaniose, o combate ao barbeiro e os serviços ofertados para a população em medicina veterinária.

As palestras foram feitas pela bióloga Marília Mussy, pelo médico veterinário, Wilson José Rocha e pela supervisora da UVZ, Maria Sueli Alves dos Santos. Os alunos também podem ver alguns insetos como barbeiro, o mosquito Aedes Aegypti e o mosquito flebótomo. Algumas espécies de animais peçonhentos também estão sendo apresentadas aos estudantes. A supervisora da UVZ destaca que as palestras nas escolas são uma oportunidade para que os estudantes aprendam um pouco mais sobre doenças como a dengue e leishmaniose e os serviços ofertados e realizados pela UVZ e tirem dúvidas sobre a prevenção e combate a essas doenças. É um momento também em que a equipe da unidade reforça a necessidade de a população receber em suas residências as equipes de agentes de combate às endemias no Município. “Há resistência de alguns moradores em receber os agentes em casa, de permitir que entrem nas residências, então mostrar aos estudantes o quanto é importante o trabalho dos agentes é uma forma de ajudar para que a população compreenda que precisa permitir o acesso desses trabalhadores em suas casas”, diz.
A bióloga da UVZ, Marília Mussy, ainda explica que com as palestras é possível levar informações importantes aos alunos sobre o trabalho de prevenção à dengue, à leishmaniose, de combate ao barbeiro, que pode causar a doença de chagas, dando uma oportunidade para que tirem dúvidas sobre o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do flebótomo, que transmite a leishmaniose e sobre os animais peçonhentos. Já, o médico veterinário Wilson Rocha, reforça que as palestras são uma oportunidade importante para informar sobre a leishmaniose, destacando que a UVZ oferece os exames para detecção da doença gratuitamente e que ela, apesar de não ter cura, tem tratamento. “Deixamos muito claro que a leishmaniose pode ser tratada e que a UVZ não realiza eutanásia e também não recebe animais abandonados”, ressalta e acrescenta que a UVZ oferta gratuitamente castração para gatos (macho e fêmeas) e para cães (somente machos). A UVZ tem uma equipe para promover palestras nas escolas da cidade. Escolas que tenham interesse em contar com  a palestra devem entrar em contato com a unidade para agendar uma data.
Via | Danielly Tonin  Fotos | Felipe Godoi
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)