Foram aprovados 3838 médicos na 2ª etapa. Participante deve solicitar revalidação do diploma junto à instituição parceira que indicou no Sistema Revalida

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 28 de março, a lista final dos aprovados na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Ao todo, foram aprovados 3.838 médicos formados no exterior, o que representa 57,3% do total de participantes dessa etapa (6.696). Os nomes dos aprovados na prova de habilidades clínicas também foram disponibilizados, via Sistema Revalida, às universidades parceiras para realização do apostilamento dos processos de revalidação dos diplomas médicos.

As universidades parceiras reconhecem os resultados de aprovação nas duas etapas do exame como demonstrativos de competências teóricas e práticas compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas de medicina expedidos por universidades brasileiras. Não há necessidade, portanto, de procedimentos adicionais de análise de equivalência curricular ou de eventual complementação de créditos acadêmicos.

Os participantes aprovados devem entrar em contato com o setor de diplomas da universidade selecionada para agendar a entrega dos documentos. Cabe às instituições parceiras proceder com os atos de revalidação de diplomas no prazo de até 60 dias.

Documentos – A universidade selecionada pelo participante para revalidação do diploma solicitará ao aprovado a apresentação da documentação exigida em suas instruções internas, incluindo documentos pessoais e acadêmicos, em especial o diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente. O documento deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Resultado — O Inep já havia antecipado a divulgação do resultado final da segunda etapa do Revalida 2021 para consulta individual dos participantes, via Sistema Revalida, no dia 19 de março.

Revalida — Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira a lista de aprovados no Revalida 2021 Acesse o Sistema Revalida Saiba mais sobre o Revalida

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)