Participante pode acessar certificado com o respectivo nível de proficiência, no Sistema Celpe-Bras. Exame foi aplicado em dezembro, no Brasil e no exterior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 9 de março, no Diário Oficial da União (DOU), a lista de aprovados no exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2021. As notas individuais estão disponíveis para consulta no Sistema Celpe-Bras, assim como os certificados de cada nível de proficiência. A última edição do exame foi aplicada nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, para 4.980 estrangeiros, em 91 postos aplicadores, sendo 37 no Brasil e 54 no exterior.

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em língua portuguesa: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Para obter o certificado, é preciso alcançar, tanto na parte escrita quanto na parte oral, pelo menos o nível intermediário, que consiste na pontuação de 2 a 2,75. Se o nível de proficiência das partes do exame for diferente, prevalecerá o nível mais baixo.

No Brasil, o certificado de proficiência em língua portuguesa, geralmente, é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do País, inclusive em processos de naturalização.

Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o meio brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira, obtido por meio de exame, com provas escritas e orais.

A prova escrita é composta por questões de produção textual, que englobam compreensão e produção ou habilidade de uso da língua portuguesa. Já a prova oral consiste em uma interação presencial entre o participante e o avaliador-interlocutor. Essa etapa do exame é composta por duas partes. Na primeira, ocorre uma conversa, a partir das informações registradas pelo participante na inscrição. Na segunda, há conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal. Isso inclui elementos como fotos, cartuns, entre outros.

O exame é aplicado, semestralmente, no Brasil e no exterior, pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)