O nosso corpo funciona em um processo homeostático, isso significa que existe uma relação de equilíbrio entre os órgãos que desempenham funções vitais. Portanto, por mais que coração e boca pareçam distantes, existe uma relação próxima entre eles. Este artigo tem como objetivo demonstrar como a saúde bucal pode estar relacionada com a saúde do coração. Afinal, como foi mencionado no parágrafo acima, tudo está conectado de alguma forma e entender isso traz somente grandes benefícios para a saúde física geral. Uma forma importante de prevenir doenças é o tratamento preventivo, existem diversos tipos de convênios odontológicos, como plano odonto empresa, que permite condições facilitadas e valem a pena, pois cobre diversos tipos de procedimentos dentários. Portanto, uma correta higienização, como escovação e uso correto de fio dental, podem prevenir não só as já conhecidas cáries , como também doenças cardíacas relacionadas, que vamos conhecer adiante.

Qual a relação da saúde bucal com o coração?

Diversos estudos têm apontado para a relação direta entre enfermidades e má-higienização bucal a ocorrências de problemas cardiovasculares como:
  • Endocardite (uma infecção do revestimento interno do coração);
  • Aterosclerose (artérias entupidas);
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Infarto.
Isso acontece principalmente porque a boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros germes. Quando esses micro-organismos conseguem chegar até a corrente sanguínea, logo chegarão também ao coração, se aderindo a qualquer área lesionada  propícia para sua proliferação e causando inflamação. Uma doença de comum ocorrência no trato oral é a gengivite, uma inflamação em decorrência de uma infecção, onde as bactérias ficam alojadas na gengiva, área irrigada por pequenos vasos sanguíneos. Ainda se tratando de gengivite, quanto mais tempo esses patógenos permanecem na região, mais tempo eles têm de aderir a corrente sanguínea e espalhar-se por outras partes do corpo. É preciso estar sempre atento a estas doenças periodontais, pois a partir delas que muitos casos de doenças cardíacas são diagnosticados. Possuir um plano dentario empresarial é uma forma de acompanhar mais facilmente a saúde bucal, prevenindo problemas futuros, uma vez que o profissional odontológico pode constatar problemas que se não tratados, se tornam invasivos a outras áreas do corpo. O dentista, em uma consulta de rotina pode constatar com antecedência o surgimento de uma gengivite, sendo esta, uma das mais comumente relacionadas a doenças vasculares.  Não deixe de conferir como funciona plano odontologico empresarial, e opte sempre por cuidados preventivos.

Devemos evitar procedimentos dentários quanto possuímos problemas cardíacos?

Uma dúvida frequente que os dentistas têm recebido, é se uma pessoa com problemas cardiovasculares, como uma arritmia, podem realizar procedimentos como o canal. Os especialistas esclarecem que devem ser observados os devidos cuidados e graus de arritmias, mas que em parceria com o cardiologista é possível e indicado que se realizem procedimentos dentários. Portanto, vale lembrar sempre da importância dos cuidados de se cuidar com rotina e procurar sempre um especialista quando precisar realizar algum procedimento ou estiver sentindo algum incômodo estranho.  Procure planos como o plano dental empresarial, que cobrem tratamentos básicos e de extrema importância para estar em dia com a saúde bucal.

Como prevenir doenças cardíacas através dos cuidados com a saúde bucal

Como já dito anteriormente, a melhor forma é tomar os devidos cuidados com relação a higienização. Uma boa escovação, aliada ao correto uso de fio dental, remove com grande eficiência o acúmulo da placa bacteriana, que seria aquela camada calcificada que adere aos dentes e as paredes da gengiva e são o começo de uma infecção mais grave. Vale lembrar, que a escovação deve ser feita na língua também, onde ocorre um grande acúmulo de bactérias Apesar de uma correta higienização, há lugares entre os dentes que o fio dental acaba não conseguindo alcançar, ou até mesmo as cerdas da escova não foram capazes de remover tudo, sendo assim, é necessário também manter uma rotina de idas ao dentista. Planos como o odonto empresarial permitem que, por preços mais acessíveis, você tenha acesso às consultas e tratamentos como o de limpeza, por exemplo, sendo este um dos mais simples e mais importantes. É com essa boa limpeza preventiva que as bactérias não encontrarão no trato oral o caminho para se alojar e proliferar de forma a colocar em risco, não só a saúde estética bucal, como também outros órgãos.
Via | Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)