Um avião monomotor fez um pouso forçado nessa segunda-feira (20) no Rio Teles Pires, no município de Paranaíta, no norte de Mato Grosso, na divisa com o estado do Pará.

Os passageiros passaram por um susto com a manobra de emergência. Quatro passageiros e o piloto foram resgatados da água por mineradores que estavam às margens do rio.

Eles foram levados para atendimento médico na região. Todos passam bem. Apenas danos materiais foram registrados.

A empresa de taxi aéreo responsável pela aeronave disse, em nota, que o incidente foi informado às autoridades competentes e que ninguém ficou ferido.

Acidentes aéreos em MT

Mato Grosso é o segundo estado com o maior número de acidentes aéreos no país em 2021. Segundo os dados do Painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), foram 20 acidentes só neste ano no estado.

O painel aponta que Mato Grosso também tem o segundo maior índice do país em relação aos acidentes nos últimos 10 anos. De 2011 a 2021, foram 171 acidentes aéreos registrados no estado, que, mais uma vez, fica atrás apenas de São Paulo, com 389 acidentes.

Aeronaves particulares são maioria nos acidentes em Mato Grosso. De 2011 a 2021, 60% dos acidentes foram de aeronaves particulares e 20% de agrícolas.

Três fases do voo onde se concentraram mais da metade das ocorrências são a decolagem (38), o cruzeiro (27) e o pouso (21).

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)