Um incêndio destruiu uma grande área de vegetação na região da aldeia indígena Tadarimana, em Rondonópolis. Mais de 10 hectares da aldeia já foram destruídos.

A fumaça se espalhou pela cidade.

Equipes de bombeiros foram acionadas no sábado (31) para atender a ocorrência.

Ainda na terça-feira (3), o Corpo de Bombeiros, em quatro viaturas, tentavam controlar as chamas. Foi necessário pedir o apoio da aeronave do Corpo de Bombeiros de Cuiabá para ajudar no combate ao incêndio.

Até o momento, não se sabe a causa, se o incêndio é acidental ou criminoso.

Queimadas em MT

O primeiro semestre de 2021 registrou 6.822 focos de calor em Mato Grosso, conforme mostra o relatório do Corpo de Bombeiros. O número apresenta uma redução de 20% nos focos.

Ainda assim, Mato Grosso vem registrando a maior quantidade de focos na Amazônia brasileira. Ao todo, 66% foram registrados no estado.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) apontam que o mês de junho registrou o maior número de focos de calor na Amazônia desde 2007 em comparação com o mesmo mês dos anos anteriores.

Seca severa

Segundo os climatologistas, os dados apontam para uma seca severa nos próximos meses. O calor, a baixa umidade do ar, e o vento forte criam condições que facilitam o avanço fogo. Por isso, é preciso investir em ações prevenção.

Período proibitivo

O governo já decretou a proibição de queimadas controladas, a partir do dia 1º de julho e anunciou que vai destinar R$ 43 milhões para a compra de equipamentos e treinamento de equipes para combater incêndios florestais.

O período proibitivo de incêndios florestais vai de 1° de julho até 30 de outubro. Neste período, fica proibido o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas. Dependendo das condições climáticas, a proibição do uso de fogo pode ser prorrogado.

Via | Redação com G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)