O empresário e ativista político da direita moderada, Cláudio Ferreira, o Paisagista, liderou o manifesto promovido em Rondonópolis, na tarde de domingo (01), em favor do voto impresso.

Para o grande nome do movimento conservador da região sudeste, a urna eletrônica foi sim uma grande evolução do processo eleitoral brasileiro. Mas é necessário aumentar a transparência e eliminar qualquer tipo de dúvida nos pleitos. “Somos favoráveis à tecnologia, a urna eletrônica é positiva. Temos também o BU [Boletim da Urna], mas é necessário que a impressão seja feita, visualizada pelo votante e depositada na urna. Esse pequeno papel, será essencial no caso de uma recontagem de votos. Neste caso seria feita manualmente e com margem de erro mínima”, explica.

Cláudio ainda lembra que o assunto passou a ser muito discutido entre todas as camadas da sociedade. Segundo pesquisa do Poder Data, grupo Poder 360, realizada entre os dias 19 a 21 de julho de 2021, o apoio ao voto impresso, também difundido como voto auditável, cresceu nos últimos meses e de acordo com o levantamento conta com apoio de 46% da população. “A sociedade quer debater o atual modelo. Defendemos sempre a oportunidade de diálogo entre os poderes. Entendo que é uma situação que precisa de mais atenção. Esse novo molde de apuração favorece qualquer quadro político, seja ele de direita, esquerda ou centro. Com o aumento da transparência, todos saem ganhando. O voto impresso auditável fortalece a segurança e a democracia”, destaca.

A PEC 135/2019, que trata do tema, tramita no Congresso Nacional. O relator da proposta, deputado federal Filipe Barros, apresentou parecer favorável à Proposta de Emenda Constitucional. Para virar lei, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos, tanto na Câmara, quanto no Senado e obter o sim de 308 deputados e 49 senadores.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)