Feliz com a notícia de que além da consulta oftalmológica também receberia óculos, o morador de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), Severiano Ferreira de Souza, comemorou: “Não tem coisa melhor que está acontecendo comigo, o que a prefeitura está fazendo por nós”. O araguaiense e mais de 500 outros pacientes são atendidos no mutirão de oftalmologia realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via Consórcio Regional de Saúde Sul (CORESS-MT), com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Justiça Comunitária.

Ao todo, serão quatro dias de ação. Com início nesta terça-feira (29) na Escola Municipal Lourença Afonso de Melo, três profissionais realizam o atendimento aos pacientes que já passaram por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e que estavam encaminhados à Central de Regulação para consulta com o médico especialista.

Presente na abertura das consultas, o prefeito Gustavo Melo (PSB) pontua que são mais de R$ 200 mil investidos no mutirão que visa a prevenção e diagnóstico precoce de glaucoma, catarata, pterígio e outros problemas relacionados a visão. “Vamos zerar a fila reprimida existente no município e ainda oferecer óculos e encaminhamento para cirurgia para aqueles que precisam. O nosso objetivo é levar saúde e conforto à nossa população”, ressalta o gestor.

O prefeito menciona ainda que desde 2017 mais de 800 consultas foram possibilitadas pelo município junto de parceiros. Desde então, está é a terceira em que a Justiça Comunitária marca presença. “Em 2019 o caminhão estreou as atividades em Alto Araguaia. Para nós é uma satisfação ter o Tribunal de Justiça como parceiro fiel da nossa população. Agradeço a desembargadora e presidente do TJ, Maria Helena Póvoas, e a juíza da nossa comarca, Marina Carlos França, por atender prontamente o nosso pedido”, finaliza.

Com dificuldades na visão e recente rompimento de vasos sanguíneos, Leides Maria da Cruz está prestes a ter mais qualidade de vida. De máscara, a moradora que foi uma das primeiras a ser atendida sorria com os olhos. “Fui muito bem atendida e a muito tempo eu não tinha um diagnóstico. Com as condições que estamos hoje, sem trabalhar, é gratificante receber o atendimento aqui. Eu não iria conseguir fazer a cirurgia, mas agora eu consegui”, diz.

“Um trabalho grandioso que não conseguiríamos desenvolver sem a mobilização da nossa equipe da saúde. Fizemos uma força tarefa para comunicar os pacientes e garantir a eles durante o mutirão o melhor atendimento”, frisa o secretário da pasta, Cleomar Vilela.

Via | Assessoria
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