O projeto Casa do Palhaço, idealizado pela artista Francislaine Almeida, foi contemplado no edital MT Nascentes, lançado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Lazer – SECEL, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, disponibilizados pelo Governo Federal, e vai disponibilizar aulas de artes circenses para crianças e adolescentes em Campo Novo do Parecis. O Projeto atenderá pessoas na faixa etária de 8 a 16 anos.

Com inscrições entre os dias 11 a 18 de fevereiro, o projeto Casa do Palhaço conta com o apoio da Prefeitura de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e estará oferecendo oficinas de tecido acrobático, malabares, confecção de instrumentos circenses, palhaço, corpo em movimento e acrobacia.

As aulas iniciarão no dia 22 de fevereiro e serão ministradas pelos instrutores da Cia Revelação de Teatro, na Associação dos Moradores do Bairro Jardim das Palmeiras (antigo Xané), onde foi instalado a tenda do circo.

De acordo com Fran, como é conhecida, fazer parte deste projeto é a realização de um sonho antigo e que, se depender dos seus esforços e da Cia Revelação, o mesmo será mantido em Campo Novo do Parecis por um tempo maior, uma vez que os projetos aprovados com os recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (LEI ALDIR BLANC) tem como prazo de execução até 120 (cento e vinte) dias a contar da data do recebimento do recurso.

Francislaine destacou que as aulas de artes circenses colaboram a desenvolver a coordenação motora e a memória. “É muito importante, em tempos de isolamento social, praticar exercícios e realizar atividades físicas e motoras para que possamos manter o corpo e a mente em pleno funcionamento”, ressaltou a artista e instrutora.

As aulas de circo também proporcionam: melhor noção espacial, estímulo à prática esportiva, maior consciência corporal, maior alongamento, flexibilidade e força, maior equilíbrio, agilidade e coordenação motora, e auxiliam na área psico social, na superação dos medos, na integração e a socialização, perda da timidez, melhora na comunicação, desenvoltura, no desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva.

Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas irão acontecer tomando todas as medidas de prevenção à doença.

Via | Pref. Campo Novo do Parecis
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)