Em razão da pandemia da Covid-19, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou nesta quinta-feira (04) a primeira solenidade de posse 100% virtual. Com os ajustes protocolares necessários, foi empossado no cargo de procurador de Justiça o então promotor de Justiça Gerson Natalício Barbosa. A solenidade foi realizada pelo Teams e transmitida ao vivo pelo YouTube do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, com o acompanhamento simultâneo de aproximadamente 100 pessoas nas duas plataformas.

Durante a solenidade, o novo procurador de Justiça ressaltou a importância do ato e agradeceu a sua equipe que, no decorrer da carreira, o auxiliou no desenvolvimento de suas atividades. Deixou claro que sempre buscou a solução consensual dos conflitos, e apontou algumas de suas atuações na defesa ambiental que resultaram de Termos de Ajustamento de Conduta, como a criação dos parques Das Nascentes e Tia Nair, implementação do aterro sanitário e a universalização do esgoto e abastecimento de água. Enalteceu ainda o trabalho que vem sendo realizado nesse sentido pelo Poder Judiciário.

 “Como procurador de Justiça, buscarei minimizar com muito trabalho eventuais limitações e continuarei cumprindo com as minhas atribuições, agora em segunda instância”, assegurou.

O procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores, José Antônio Borges Pereira, afirmou que fez parte da mesma turma do novo procurador de Justiça no concurso para ingresso na carreira do MPMT. Lembrou ainda que na ocasião os seis aprovados eram formados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), embora o concurso tenha contado com quase 400 candidatos do Brasil inteiro.

“É com muita satisfação que participo dessa solenidade de posse. Sei que neste momento há um misto de alegria e um certo luto por ter que deixar a promotoria. Mas o que ficará na memória, principalmente para as futuras gerações, é o resultado de todo o trabalho realizado. Além disso, tenho certeza que o procurador de Justiça Gerson Barbosa continuará contribuindo com o seu poder de articulação e dinamismo, agora em segundo grau”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

Ao dar as boas-vindas ao novo integrante do Colegiado, o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe destacou a simpatia, a criatividade em desenvolver projetos e a capacidade de receber as pessoas que Gerson Natalício Barbosa possui. Enfatizou também o trabalho desenvolvido pelo empossando na defesa do meio ambiente, lembrando que “não por acaso” ele ingressou no MP justamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos e no mesmo ano em que ocorreu no Brasil a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento).

A solenidade de posse foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas, o presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público, Rodrigo Fonseca da Costa; o desembargador Marcos Machado e o juiz de Direito, Ouvidor-Geral e Juiz Cooperador, Rodrigo Roberto Curvo.

A sessão foi encerrada pelo procurador-geral de Justiça com um minuto de silêncio em respeito e memória à procuradora de Justiça Julieta Nascimento Souza e às mais de 237 mil vítimas da Covid em todo o Brasil.

CARREIRA: Gerson Natalício Barbosa, 58 anos, ingressou no Ministério Público Estadual em 1992. Atuou nas comarcas de Alto Garças, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Cáceres, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Cuiabá. Na Capital, desempenhou as suas atribuições nas Promotorias de Justiça de Execução Penal e na de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística.

Com a chegada do novo membro, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso passa a contar com 34 procuradores de Justiça. A instituição é composta ainda por 212 promotores de Justiça, totalizando 246 membros.

Via | Assessoria MPMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)