O número de unidades foi ampliado em 8%, chegando a mais de 9760 pontos de operação na região

Em linha com o mercado como um todo, o setor de franquias do Centro Oeste acelerou sua trajetória de recuperação no 3º trimestre de 2020, se aproximando de níveis pré-COVID-19. Segundo a pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising referente ao 3º trimestre de 2020, o mercado de franquias na região Centro Oeste faturou mais de R$ 3,8 bilhões.
Fatores como a flexibilização das políticas de isolamento social e a consequente retomada da economia, a intensificação das vendas das redes por e-commerce e a melhora do índice de confiança do empresariado contribuíram para esse desempenho.
O mercado do Centro Oeste aumentou 6% em número de redes, atingindo 872 marcas operando na Região. Além disso, expandiu 8% em número de pontos de venda, com um total de 9.763 unidades.
“Mesmo com todas as tribulações que tivemos nesse ano, nossa região reagiu bem e concentra inúmeras oportunidades em franquias. Esses dados demonstram, de um lado, a força e a resiliência do setor de franquias no Brasil. Somos um celeiro de opções de crescimento”, destaca a diretora da regional Centro-Oeste da ABF, Claudia Vobeto.
A pesquisa da ABF aponta alguns segmentos que se destacaram no trimestre analisado frente a igual período do ano passado. Serviços e Outros Negócios alcançou variação média positiva no faturamento de 31,5%, Limpeza e Conservação 20,4% e Hotelaria e Turismo 9,3. De forma geral, a manutenção das medidas de distanciamento social, responsável pela maior permanência das famílias em casa, têm favorecido esses segmentos.
A maioria das redes do Centro Oeste atua nos mercados de Alimentação (22,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (18,1%), e Moda (12,6%).
Muitos municípios da região possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir as unidades. “O centro Oeste uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e é perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso”, conclui a diretora.
Novas Marcas
Visando o mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar na Região, a Royal Face, rede de franquias especializada em harmonização facial e corporal com preços acessíveis, inaugurou seis unidades nos três estados da Região.
Fundada em Curitiba em 2015 pela dentista Doutora Andrezza Fusaro, a Royal Face é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com três modelos de negócios: Slim, Standard e Premium. O investimento inicial é a partir de R$ 159 mil, com um faturamento que pode chegar até R$ 2,6 milhões anuais, dependendo do modelo.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)