A partir desta segunda-feira (3), donos de pequenos negócios de 10 estados brasileiros, que contam com o apoio e orientação do Sebrae, compartilham suas trajetórias empreendedoras
Apesar da crise provocada pela pandemia do coronavírus, donos de pequenos negócios seguem superando os desafios e inovando para adaptar a gestão e permanecer em atividade. Para contar histórias inspiradoras de empreendedores que tiveram apoio do Sebrae, a instituição promove, a partir desta segunda-feira (3) a série de lives #SebraepeloBrasil. Serão duas semanas de encontros com donos de pequenos negócios de 10 estados do país. As lives serão transmitidas sempre às 17h (horário de Brasília), com mediação da analista de comunicação da instituição, Ana Canêdo, nas redes sociais do Sebrae Nacional (Instagram e YouTube), além da transmissão no Facebook da unidade do Sebrae no estado.
O primeiro encontro recebeu três empreendedores de Tocantins, no centro-oeste do país. Os entrevistados foram João Pires e Kátia Pacheco, de Palmas, que atuam nos ramos de alimentação e vestuário sustentável, respectivamente, e Fernanda Castro, do Rio da Conceição, que trabalha no segmento de ecoturismo. Eles falaram sobre suas histórias de sucesso, que contaram com a orientação e apoio do Sebrae. Para conferir a live, acesse aqui.
Além disso, o Sebrae disponibiliza no YouTube uma playlist de vídeos com outras histórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelo empreendedorismo. Como é o caso da empresária Renata Fontan, sócia fundadora da Caleidoscópio, que fabrica joias artesanais há 22 anos em Maceió (AL). Com o apoio do Sebrae, a empresária saiu da informalidade para se profissionalizar por meio de consultorias e participação em rodadas de negócios. Atualmente, os produtos da Caleidoscópio estão em mais de 250 pontos de venda, inclusive com exportação para 17 países. “A importância do Sebrae para as micro e pequenas empresas é imensurável. São oportunidades abertas, novos conhecimentos compartilhados”, declarou. Durante a pandemia, ela buscou orientação do Sebrae para melhorar as estratégias de marketing digital e com isso, teve aumento nas vendas online em mais de 300%.
Sebrae no apoio ao empreendedor
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae durante a pandemia mostrou que 96,4% da sociedade concorda que a contribuição do Sebrae para o Brasil é importante e 84% têm uma imagem positiva da atuação da instituição. Renata Fontan é apenas um exemplo do trabalho desenvolvido pelo Sebrae ao longo dos anos e, em especial, neste momento de crise.
A instituição intensificou as ações de apoio aos donos de pequenos negócios em todas as unidades da federação. Desde a chegada da pandemia ao país, toda a rede de colaboradores foi direcionada para reforçar o atendimento e orientação online. No primeiro quadrimestre de 2020, foram 1.476.563 clientes – cerca de 200 mil a mais que no ano anterior. Do total de atendimentos, 40% foram digitais – volume 122% maior em comparação a 2019.
A atuação do Sebrae também foi intensificada na oferta de cursos online para capacitar os donos de pequenos negócios no enfrentamento da crise. Levantamento feito pela instituição mostrou que, em todo o ano passado, 1,1 milhão de empreendedores participaram dos cursos online. Em 2020, o número de inscritos, até em julho, já havia atingido a marca recorde de 1,5 milhão de pessoas.
Confira abaixo a programação de lives #SebraePeloBrasil, de segunda a sexta-feira, às 17h (horário de Brasília):
03/08 – Tocantins
04/08 – Rio de Janeiro
05/08 – Maranhão
06/08 – Amapá
07/08 – Paraná
10/08 – Mato Grosso do Sul
11/08 – Bahia
12/08 – Rondônia
13/08 – Paraíba
14/08 – Mato Grosso
Para acompanhar, acesse:
Fonte | Sebrae
Share this content: