O Plantio, cacau nas reservas ambientais dos municípios gerariam renda e traria inúmeras benefício para região, como: cuidado com o meio ambiente e produção de alimentos agroecológicos sustentáveis, temos que aproveitar os recursos florestais de forma sustentável.

O cacaueiro é uma planta estimulante, tropical, pertencente à família das Esterculiáceas, encontrada em seu habitat natural, nas Américas, e de fácil adaptação podendo ser plantada em reservas ambientais do Município de Sorriso MT, a floresta da nossa região e ideal para o cacaueiro, já que vivemos em uma região quente e umidade de clima tropical , dos  fruto do cacaueiro se retira as sementes que, após passarem por fermentação, e transformado em amêndoas, cacau em pó e amanteiga de cacau e, o tão sonhado chocolate, o seu plantio é simples é plantado as mudas do cacaueiro ,entre outras arvores que já existem dentro da reserva ambiental no espaçamento natural que existe, podendo variar entre 1.000 a 2.000 cacauzeiro por /hectare.

E importante o controle de pragas como; às formigas quenquém e saúva, com produtos específicos. No controle a outros insetos, principalmente tripes, vaquinhas, percevejos e lagartas, empregar deltamethrin, malathion, trichlorfon ou carbaryl. Controle preventivo das doenças fúngicas: podridão-parda (Phytophthora spp.) – acefato de trifenil estanho, hidróxido de trifenil e estanho e fungicidas cúpricos; podridão-morena (Botryodiplodina theobromae) – fungicidas cúpricos; e antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) – mancozeb e cúp

Colheita

A colheita começa a partir do 2º ano. Do 2º ao 4º ano, os frutos podem ser colhidos praticamente durante o ano todo. A partir do 5º ano, as colheitas são feitas em dois períodos: safra (novembro a fevereiro) e temporão (abril a agosto).

Os benefícios gerados a região são inúmeros, geraria empregos e renda, já que existe todo uma cadeia produtiva desde o plantio ,cuidado e colheita e, posteriormente a produção de chocolate e seus derivados, trazendo benefícios ao meio ambiente, e aproveitando nossos recursos florestais de forma consciente, e importante ressaltar que existe uma variedade, de plantas que pode ser plantado em reservas, de forma agroflorestal, como por exemplo; o cupuaçu a castanheira, o coco a bananeira, palmitos entre outros .

Fonte | Jeterson Pereira (ativista ambiental)

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)