O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, responsável pelo inquérito que investiga o financiamento de manifestações ilegais, mirou na atuação de perfis falsos usados para a propagação de mensagens antidemocráticas, sobretudo na forma de “hashtags”.

No despacho em que pede as diligências ocorridas da terça-feira passada, ele indica que parlamentares utilizam os chamados robôs virtuais.

Jaques afirma que a “hashtag” #TodoPoderEmanaDoPovo alcançou as primeiras colocações no ranking de publicações promovidas por perfis falsos em abril.

Acrescenta que tal mensagem foi amplamente disseminada pelos canais do deputado José Medeiros (Podemos-MT). Ele, porém, não foi alvo da operação da semana passada.

Fenômeno semelhante ocorreu com a mensagem #intervenção militar com Bolsonaro no poder, que chegou aos assuntos mais comentados do Twitter.

De acordo com o procurador, essa “hashtag” foi amplamente reproduzida pelos seguidores do perfil @DrMarceloFrazol, atribuído a Marcelo Frazão de Almeida, do canal “Direita TV News” no YouTube”, diz o inquérito.

OUTRO LADO

O deputado José Medeiros, por meio de nota, negou usar de robôs ou perfis falsos para disseminar informações nas redes sociais. Ele lembrou que possui mais de 500 mil seguidores e é o mais influente do Estado nas redes sociais.

Veja a íntegra da nota:

Diante da suposta menção feita pela Procuradoria Geral da República (PGR) sobre o uso de perfis falsos pelo deputado federal José Medeiros (Podemos) para divulgar a #TodoPoderEmanaDoPovo, o parlamentar esclarece:

1- Apesar de desconhecer o teor do despacho da PGR, o deputado José Medeiros, desde já, afirma que não utiliza perfis falsos, muito menos robôs virtuais para divulgação de mensagens nas redes sociais;

2- Imaginar a necessidade do uso destes artifícios para divulgar uma verdade tão absoluta em uma democracia onde “todo poder emana do povo” é no mínimo considerar que isso seria uma inverdade;

3- Eleito o deputado federal com a segunda maior votação nas eleições de 2018, Medeiros é o parlamentar de Mato Grosso com o maior número de seguidores nas redes sociais, ultrapassando a marca de meio milhão. Além disso, foi eleito, pelo quinto ano consecutivo, o parlamentar mato-grossense mais influente nas redes sociais, além de estar entre os mais influentes do país.

4- Diante do exposto, o deputado federal condena qualquer insinuação de cunho político eleitoreiro e reafirma seu compromisso com a verdade, a democracia e a liberdade de expressão. Em sua trajetória política, José Medeiros sempre valorizou a comunicação, em especial as redes sociais como canal direto com seus eleitores.

5- Por último, José Medeiros reforça que todo o poder emana do povo e que continuará firme ao lado do governo do presidente Jair Bolsonaro, trabalhando em defesa da população mato-grossense e brasileira.

Fonte | Redação com Folhamax

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)