A Cervejaria Reculuta é um exemplo de reposicionamento e estratégia diante da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Com cinco anos de mercado, foi a primeira cervejaria de Guaíba, na região Metropolitana de Porto Algre, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, os produtos são comercializados também na região Norte do Estado.

Cristiano Mielczarski Junior, um dos quatro sócios da empresa, lembra que, com a pandemia, o faturamento caiu 85%, já que os principais clientes são bares, restaurantes e eventos, os mais impactados pela crise. Porém, os sócios decidiram inovar e comercializar o produto de uma forma que ainda não haviam experimentado: em embalagens pet.

“Optamos por nos tornar mais competitivos economicamente em relação a cervejas comerciais, mantendo os diferenciais e a qualidade da nossa cerveja. Chegamos em mercados e açougues e possibilitamos o consumo do produto”. Ele entende que ocorreu um reposicionamento do produto, chegando a clientes que não chegavam antes da pandemia. “O consumo da cerveja mudou, e estamos nos adaptando a esta mudança. Somos ainda mais atrativos comercialmente”.

O sócio lembra que o começo foi como cervejaria cigana, que produz cerveja na estrutura de outras indústrias. No segundo ano, já tinha sua própria indústria e, hoje, alugam seu espaço para cervejarias ciganas. A Reculuta produz 30 mil litros de cerveja por mês. São estilos como cream ale, apa, weiss, pilsen, ipa e cacau porter. Outros quatro devem ser lançados ainda neste ano. O lançamento do estilo ocorre em barris e depois em garrafas e embalagens pet.

Fonte | Correio do Povo

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