Fábricas serão retomadas com rígidos protocolos de segurança: só hoje cinco unidades serão reativadas no país

A Ford e a Toyota iniciam a retomada da produção hoje no país. No caso da Ford as unidades de Camaçari, na Bahia, e também Taubaté e Tatuí (Campo de Provas) serão reabertos hoje. A Toyota volta a produzir em São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz, em São Paulo, enquanto a planta de Sorocaba, no interior do estado, retornará na sexta-feira, 26 de junho.

Em geral, o setor automobilístico sofreu três meses de paralisação na produção. Enquanto isso as montadoras estabeleceram em conjunto com a Anfavea uma série de protolocos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Mesmo com a retomada todas as unidades operam, via de regra, em apenas um turno, com o devido distanciamento social entre os colaboradores que usam equipamentos de proteção individual como máscaras e protetores faciais e com revezamento de uso das áreas comuns. Os funcionários dos setores administrativos fazem rodízio de frequência nos escritórios e, em geral, atuam em home office.

Cuidados nas fábricas

Produção de protetores faciais doada para profissionais da saúde: Ford doou 35 mil unidades
Ford Divulgação

Com pequenas variações as fábricas de veículos adotaram protocolos como câmeras térmicas e verificação de temperatura dos colaboradores e visitantes, uso obrigatório de máscaras faciais e óculos de proteção, organização do fluxo de passagem dos colaboradores no interior das unidades, alternância de uso dos refeitórios, limpeza e sanitização frequente dos espaços de trabalho e intervalo de tempo entre os turnos de produção ampliado para limitar a interação entre funcionários.

Ações de contribuição

Doação de ambulância para a Prefeitura de São Bernardo do Campo: foram 4 veículos doados
Jornal ABC

Como forma de combate à pandemia as fábricas se empenharam na produção e doação de equipamentos de proteção como máscaras e protetores e também no reparo de respiradores, estimados em 3.000 unidades fora de operação. A Ford produziu e doou 35 mil protetores faciais e fez o reparo de respiradores em Camaçari. A Toyota consertou 21 respiradores, doou quatro Toyota Hilux adapatadas para ambulância e forneceu 30 mil frascos de álcool em gel. Também atuou em programas de doação de alimentos para comunidades vulneráveis nas cidades onde atua.

Fonte | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)