A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) está realizando aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos moradores da Zona Rural do município. Nesta sexta-feira (19) a vacinação acontece na região da Carimã.

A ação começou na segunda-feira (15) e no decorrer desta semana os profissionais da UVZ imunizaram pouco mais de 1.300 animais pertencentes aos moradores da região da grande Cascata, Globo Recreio e região da saída para Poxoréu.

Nos animais que apresentam sintomas da leishmaniose os veterinários coletam material e levam para realização de exame laboratorial para verificar a presença da doença.

De acordo com o coordenador da UVZ, Wagner Santos, a Prefeitura está com 20 mil doses de vacina contra raiva animal e após a imunização na Zona Rural haverá elaboração de um plano para atender aos animais que vivem na Zona Urbana.

O coordenador da UVZ explicou que os cachorros e gatos que estão sendo levados pelos tutores até o UVZ para cadastramento da castração e ainda não receberam a vacina neste ano, estão sendo vacinados durante a visita.

A raiva é uma doença infecciona viral aguda, transmitida ao humano por meio da saliva de animais infectados, seja em mordidas ou lambeduras, mas também pode ser transmitida pela arranhadura.

O custo da vacina em clínicas particulares gira em torno de R$ 40 a Prefeitura oferta sem nenhum custo, por isso é uma oportunidade indispensável de proteger os animais e consequentemente seus tutores.

Fonte e Foto | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)