As doses do último lote de vacinas recebido pela Prefeitura de Rondonópolis foram todas aplicadas nesta quinta-feira (16), por isso no momento não há disponibilidade de vacina contra a gripe.

O Ministério da Saúde deve encaminhar provavelmente na próxima semana mais unidades da vacina. O envio está sendo feito de forma fracionada, por isso o município distribui de forma segmentada para atender toda a população que se enquadram nos grupos prioritários .

A gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Gilceny Machado, explica que não há necessidade dos cidadãos procurarem diariamente as unidades de saúde, pois assim que chegarem as novas doses, será anunciado data, horários e locais para a vacinação.

A medida de aguardar em casa a divulgação de novas informações é uma estratégia de contingenciamento do novo Coronavírus, pois evita circulação de possíveis portadores dos vírus nas ruas e nas unidades de saúde, consequentemente evita a contaminação de novas pessoas.

Será oferecida a vacina nos Postos de Saúde Familiar (PSF) para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além dos profissionais da saúde e maiores de 60 anos que ainda não foram vacinados.

Aos demais grupos prioritários da segunda fase: servidores do sistema prisional, profissionais da força de segurança e salvamento, população privadas de liberdade, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos sob medida sócio educativa, caminheiros, motoristas de transporte coletivo e portuário também serão contemplados, porém em outro ponto estratégico para evitar aglomeração nas unidades de saúde municipais.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)