fbpx

Brasil | Em 44 dias, covid-19 matou mais que dengue, sarampo e H1N1 somados

A Covid-19 fez mais vítimas fatais no Brasil em 44 dias do que dengueH1N1sarampochicungunha e zika somadas ao longo deste ano. Segundo o último boletim do Ministério de Saúde, divulgado ontem, 941 pessoas morreram desde 26 de fevereiro em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus.

Em 2020, até 28 de março, a dengue, endêmica no Brasil, provocou 148 mortes. Em período semelhante, o H1N1, vírus que causa um dos tipos de gripe, vitimou 13 pessoas; o sarampo, 4; a chicungunha, 3; a zika, nenhuma.

Para Guilherme Werneck, epidemiologista e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), “a situação vai piorar muito, antes de melhorar”, devido à simultaneidade de surtos.
— O pico dos casos de Covid-19 vai ocorrer quando tivermos o aumento dos casos de H1N1, doença para a qual temos vacina. A imunização, no entanto, não é 100% eficaz. Para agravar, temos o aumento dos casos de dengue.
Ela não é uma doença que exige UTI, mas há chance de que um grande número de pessoas desenvolva a forma grave da doença — diz Werneck, apontando o isolamento social daqueles que podem ficar em casa como única forma de amenizar a sobrecarga do sistema de saúde. — O mais importante agora é que todos não adoeçam ao mesmo tempo. Precisamos equipar e montar as estruturas para atender a todos os casos graves.
Fonte | OGlobo  Foto | Arquivo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)