Segundo Ministério da Saúde, oito casos da doença foram confirmados, sendo seis em SP, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo

São Paulo confirmou nesta quinta-feira (5) os dois primeiros casos de transmissão direta do coronavírus no país. A confirmação é do Ministério da Saúde.

Os dois novos pacientes paulistas tiveram contato com a primeira pessoa doente no país – a confirmação da doença foi no último dia 26 de fevereiro. Tratava-se de um empresário de 61 anos que esteve na Itália até o dia 21 passado. Ele mora em São Paulo e no fim de semana do Carnaval, logo após retornar ao Brasil, ele participou de um almoço com 30 pessoas, que passaram a ser monitoradas, assim como outros quatro moradores no estado que voltaram da Europa no mesmo avião.

Segundo o ministério, um dos doentes que teve contato com o “caso índice”, como está sendo chamado o empresário de 61 anos, que está em internação domiciliar, é parente dele. O outro é um conhecido.

Ao todo, são oito pessoas com a doença no Brasil. Nesta quinta à tarde foram confirmados um caso da doença no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. As outras seis pessoas moram em São Paulo.

Há ainda um nono caso em investigação, uma mulher do Distrito Federal, que voltou recentemente do Reino Unido.

Mais cedo, a pasta havia confirmado o 4º caso da doença, uma adolescente de 13 anos que viajou para a Itália. Inicialmente, o ministério havia informado que o registro não entraria na lista de confirmados por não se enquadrar na definição de caso de covid-19, já que ela não apresentou sintomas da doença, como febre e tosse seca. Após reunião com especialistas nesta quinta, o ministério recuou da decisão e decidiu classificar o registro como confirmado.

Segundo o ministério, são 636 pessoas com suspeita da doença no país. Outros 378 foram descartados.

Fonte | Repórter MT  Foto | Reprodução
(Visited 1 times, 1 visits today)