O Ministério de Saúde (MS) confirmou, na manhã desta quarta-feira (26), o primeiro caso confirmado de coronavírus no país e na América Latina, sendo o paciente residente na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de não espalhar informações sobre a saúde sem antes procurar atendimento médico, para não causar falso alarde entre os moradores de Rondonópolis.

Os profissionais que atuam na unidades de saúde municipais (UPA, UBS e outras) estão orientados com base no material disponibilizado pelo MS desde o início das suspeitas na China. Visando um melhor atendimento local, enfermeiras da rede municipal de Saúde fizeram uma atualização à distância (EAD) sobre o Coronavírus, no final de janeiro.

Rondonópolis conta com médico infectologista no Hospital Regional Irmã Elza Giovanella pronto para atuar caso apareça algum paciente com suspeita de estar infectado. Um diferencial no atendimento, uma vez que não há necessidade de encaminhar o paciente para Cuiabá ou outro município.

De acordo com o MS a transmissão do coronavírus costuma acontecer pelo ar ou “por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos”.

Os sintomas são tosse, dificuldade em respirar e febre, sendo esse último não comum em crianças menores de cinco anos e idosos. Ainda segundo informações do MS, dados preliminares sugerem que a transmissão do coronavírus “possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas”.

Visando reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, entre elas o coronavírus, o MS informa ser necessário que a população adote cuidados básicos, sendo eles:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O município fortalece a orientação de procurar atendimento imediato em caso de suspeitas, tendo total sigilo. E, o Governo Federal disponibiliza o número (61) 99289-4640 para contato via Whats App em caso de dúvidas.

Fonte | Assessoria  Foto | Ministério da Saúde
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)