Pelo menos 344 Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias, aprovadas no ultimo seletivo, iniciaram nesta segunda-feira (10), a semana de treinamento e capacitação profissional na sede da URAMB – União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros.

De acordo com informações repassadas pela Gerente da Atenção Básica, Isis Moraes, essa primeira fase da qualificação é considerada classificatória, pois o futuro servidor (a) terá que cumprir 80% de presença durante a formação, sob pena de ser desclassificado.

Nessa fase as futuras agentes, vão entrar em contato com todas informações necessárias para o desenvolvimento da sua função no dia a dia. Cada setor e ou departamento da Secretaria Municipal de Saúde vai repassar as informações necessárias às futuras Agentes de Saúde sobre as demandas e ações da função no cotidiano.

O curso está sendo ministrado em dois períodos; matutino e vespertino, de segunda a quinta-feira (14) nas dependências da URAMB. Na sexta-feira (15), as agentes de saúde já vão poder exercitar parte do que aprenderam durante a qualificação, na prática, nos PSFs e Unidades de Saúde nas comunidades.

Conforme Mariuva Valentin Chaves, Gerente do Departamento de Ações Programáticas, as agentes de saúde, receberam 01 (um) kit com vários panfletos informativos contendo informações básicas úteis para o exercício da atividade no dia a dia, como: Caderneta de saúde da adolescente, Guia de saúde mental; ABCDE do diagnóstico para as hepatites virais; Dicas de saúde da mulher; Saúde do trabalhador de Mato Grosso; Doenças sexualmente transmissíveis; Vacinações; Alimentação saudável; Drogas e substâncias que causam dependência; Violência doméstica, além de Direitos sexuais, Direitos reprodutivos e Métodos anticoncepcionais, entre outros.

“Ao final dessa fase de capacitação, as agentes passarão por exames médicos (Desopen), confirmação com documentação e será marcada então a data da posse efetivamente”, externou Elis Martins Oliveira, Enfermeira Supervisora da Atenção Básica.

A contratação dessas mais de 300 Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias, vai fortalecer o atendimento à população fazendo chegar a cada quadrante desse município, o serviço de atenção básica de saúde, do programa de saúde da família.

Fonte | Assessoria   Foto | Kawê Pires

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)