Os atrativos seguem fechados para visitação como medida de segurança, aponta o Instituto Chico Mendes.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG) pega fogo desde o mês passado, o que acarretou o fechamento de pontos turísticos como o Vale do Véu das Noivas, Vale do Coxipó, Morro da Macumba e Serra do Portão do Inferno, na última semana.

O incêndio florestal teve início no dia 8 de agosto, próximo ao Distrito de Água Fria, zona rural do município de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá). Após oito dias de queima, o Corpo de Bombeiros e as equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque, conseguiram controlar o fogo, mas não extinguir.

No início de setembro, as chamas começaram avançar novamente pela área. Atualmente, além das equipes do PNCG, atuam 35 brigadistas do Ibama, dez do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), um especialista da Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios (COIN), um especialista em fogo do PNCD e um especialista da Coordenação Regional de Goiânia.

Quatro aeronaves modelo Air Tractor estão sendo usadas no combate do incêndio florestal. Nas áreas onde o fogo já foi debelado, grupos realizam monitoramento para evitar que retorne.

Os atrativos seguem fechados para visitação como medida de segurança.

O último relatório do ICMBIO apontava que 3,8 mil hectares foram queimados, aproximadamente 11% da área preservada. Um novo levantamento deve ser feito nos próximos dias.

Fonte | Repórter MT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)