Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado (3) e foi extinto na terça-feira (6).

Um incêndio florestal atingiu a Área de Proteção Ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e destruiu mais de 3,1 mil hectares. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado (3) e foi extinto na terça-feira (6). A ocorrência foi divulgada nessa quarta-feira (7).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação exigiu a atuação de 16 bombeiros, sendo 11 militares por terra, mais a aeronave e apoio no solo para abastecimento de água e combustível.

A operação de combate aéreo utilizou mais de 30 mil litros de extintor.

O combate contou com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e o Grupo Aviação Bombeiro Militar (GavBM).

O Grupo de Aviação Bombeiro Militar ainda deve permanecer na região para realizar voos de monitoramento e rescaldo.

Ainda conforme os bombeiros, o apoio dos moradores locais foi fundamental para o sucesso da operação, no suporte para a base e também no combate terrestre onde houve a atuação em conjunto.

A área

A Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá é uma unidade de conservação do tipo uso sustentável e foi criada em 1999, abrangendo uma região de 473 mil hectares nos municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia e Santa Rita do Trivelato.

O objetivo da unidade é preservação dos recursos hídricos, em particular o sistema hidrográfico dos Rios Alto Cuiabá, Teles Pires e Juruena e das paisagens e elementos cênicos formados pelas Serras Azul, do Morro Selado, Santa Rita e do Cuiabá.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)