Está tramitando, na Câmara Municipal, um projeto de lei de autoria do vereador Orestes Miráglia (SD) que, se aprovado, autoriza a Prefeitura a disponibilizar profissionais da área de psicologia para atendimento nas escolas municipais de educação infantil, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), PA Infantil e Hospital Municipal.

“O projeto autoriza o Município, diante análise de conveniência e oportunidade, a disponibilizar psicólogos, a fim de assegurar o atendimento a alunos que necessitem, além disso, pacientes com transtornos mentais e surtos psicóticos, dependentes químicos, pacientes vulneráveis a fatores de risco devido a exposição à violência doméstica, crianças vítimas de abusos, entre outros”, justificou o vereador.

Para Orestes Miráglia, as escolas exercem um papel fundamental na formação cidadã dos educandos, contemplando um conjunto de atividades desempenhadas dentro e fora dela. “Tratando-se de medida necessária o acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social, violência doméstica e discriminação, torna-se imperiosa a adoção de medidas preventivas visando a garantia da saúde mental e proteção à infância, adolescência e juventude, pois ainda existem muitos preconceitos em violência, tanto no ambiente escolar, quando nos familiares”, externou o autor do projeto.

De acordo com Miráglia, unidades de saúde estão recebendo, de forma frequente, pacientes com transtornos mentais, adultos com surtos psicóticos e dependência química, vulneráveis a fatores de risco devido à exposição e violência doméstica.

“Soma-se neste grupo pacientes que permanecem internados por longo período em virtude de patologias clínicas que desenvolvem quadros depressivos e crianças com sinais de abuso e violência doméstica, sendo indispensável a disponibilização de psicólogo para compor equipe multiprofissional, oportunizando com isso a garantia de atendimento clínico a quem precisa”, completou o parlamentar.

Fonte | A Tribuna

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)