Mais de 14 mil alunos de 292 escolas de Mato Grosso participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Desse total 85% são estudantes da rede pública. No país, cerca de 800 mil estudantes participam do evento. A prova foi realizada na sexta-feira (17), mas o ranking de escolas e alunos ainda não foi divulgado.

Apesar da redução do número de alunos mato-grossenses que participam da Olimpíada nos últimos anos, desde 2008 as meninas são maioria entre os participantes do estado. Em 2018, 51% dos que fizeram a prova em Mato Grosso eram do sexo feminino.

Podem participar da Olimpíada alunos do ensino fundamental e médio. Cada um terá responder uma prova com 10 perguntas, sendo 7 de astronomia e 3 de astronáutica. Os melhores classificados representam o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

O objetivo da OBA, de acordo com o astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador geral do evento, João Batista Garcia Canalle, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”.

Fonte | Gazeta Digital

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)