Acidentes ocorrem por causa dos descarte irregular feito pelos moradores, principalmente de cacos de vidro, espetos e outros materiais pontiagudos.

Cerca de quatro acidentes de trabalho com garis são registrados por mês, em Rondonópolis, durante a coleta. Os acidentes acontecem devido ao descarte indevido do lixo por parte dos moradores, segundo os garis.

Mesmo com as luvas de proteção, Silas Diego da Silva Cardoso conta que é comum eles se machucarem ao recolher sacolas plásticas com cacos de vidro e outros materiais pontiagudos.

“A gente se machuca muito com vidros ou palitos de espetos. Sempre cortamos a mão ou a perna quando recolhemos algum saco com esses tipos de materiais”, disse.

Para evitar esse tipo de acidente, o engenheiro ambiental Adriano Ghiraldelle Rodrigues orienta que a população corte a parte de cima da garrafa pet e descarte os cacos de vidro dentro dela. Em seguida, feche a garrafa e passe uma fita.

“Se for um volume maior de vidros quebrados, a pessoa pode descartar dentro de uma caixa de papelão”, ressalta.

Já os palitos de espetos podem ser descartados dentro de uma garrafa pet e fecha-la, em seguida. Nesse caso, não precisa cortar a garrafa.

👉 Veja aqui a melhor maneira de acondicionar este tipo de lixo.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 32 times, 1 visits today)