As vítimas disseram à polícia que o folião passou a mão nas nádegas delas durante a festa. Ele foi ouvido pela Polícia Civil e liberado.

Um folião supostamente embriagado foi detido na madrugada desse domingo (3) depois que passou a mão em várias mulheres que participavam de um bloco de carnaval em Querência, a 912 km de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, identificado como Acleuton Pereira Soares, de 38 anos, foi detido pelo crime de importunação sexual.

Ele participava de uma festa de carnaval no Lago Betis e foi denunciado por mulheres. As vítimas disseram à polícia que o folião passou a mão nas nádegas delas durante a festa.

Os seguranças do evento foram chamados e o folião acabou detido. A Polícia Civil informou que Acleuton foi ouvido e liberado. Ele deve responder pelo episódio em liberdade. Nenhuma vítima procurou a delegacia para prestar queixa contra o suspeito.

Lei

A Lei da importunação sexual entrou em vigor em Setembro de 2018 e o Carnaval de 2019 é o primeiro com a nova lei em exercício. Ela foi sancionada pelo Ministro, Dias Tofoli, depois de ter sido aprovada pelo Congresso, no início de agosto.

Agora, quem for flagrado praticando atos libidinosos de cunho sexual — toques inapropriados, beijos roubados e passada de mão — sem o consentimento da vítima pode cumprir pena de um a cinco anos de prisão. Em Carnavais anteriores a importunação não era tipificada como crime e era punida apenas com multa.

A importunação sexual difere do assédio sexual, que é baseado em uma relação de hierarquia e subordinação entre a vítima e o agressor.

A pessoa que for vítima do crime deve procurar a delegacia mais próxima e registrar a queixa. É importante que se identifique o autor, se possível registre imagens da conduta do agressor e reúna testemunhas.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)