Deputados querem levar para a Assembleia a discussão em torno da possibilidade de fechamento de 21 delegacias da Polícia Judiciária Civil (PJC) no interior do Estado. O estudo está sendo realizado pela própria PJC e partiu de um ofício protocolizado em dezembro do ano passado pelo sindicato que representa os investigadores, que alega sucateamento, falta de recursos humanos e de estrutura suficiente para a realização do trabalho nas unidades.

Na sessão ordinária desta quarta (27), quatro deputados apresentaram requerimento para que o Governo do Estado dê mais detalhes em relação à possibilidade de encerramento das atividades das unidades. Os parlamentares que pediram esclarecimentos são Lúdio Cabral (PT), Ulysses Moraes (DC), Delegado Claudinei (PSL) e Elizeu Nascimento (DC).

“O ideal é que tenhamos em cada município uma delegacia, porque os serviços que são essenciais para a população precisam ser ampliados. O governador Mauro Mendes (DEM) tem que nos explicar como que pretende melhorar a qualidade da segurança pública, restringindo a realização dos serviços que são de responsabilidade do Estado”, argumentou Lúdio.

Já Claudinei afirmou, da tribuna, que vai requerer a realização de uma audiência pública para reunir os representantes dos municípios que serão atingidos com a possível redução do número de delegacias. “Precisamos de urgência para fazer essa audiência pública e verificar os prejuízos. É uma dificuldade que o governo está colocando para a sociedade”.

“O governador Mauro Mendes (DEM) tem que nos explicar como que pretende melhorar a qualidade da segurança pública, restringindo a realização dos serviços” Lúdio Cabral

“Os cidadãos não merecem uma falta de respeito tão grande, como a do governo. Hoje vamos fazer a primeira reunião para instaurar a Comissão de Segurança Pública, onde deverá haver alinhamento do discurso para buscar do governo uma solução para as 21 delegacias”, defendeu Elizeu Nascimento.

Para o líder do Governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) a realização de uma audiência pública será preponderante para o entendimento do assunto, mas, esclareceu aos parlamentares que o estudo para o fechamento das delegacias foi feito durante todo o ano de 2018.

“Ano passado, o governo recorreu a essa Casa para garantir recursos para a Segurança Pública. Nos mobilizamos para suprimir o Fundo da Segurança com R$ 250 milhões”, justificou Dilmar, para reforçar a justificativa de que o eminente fechamento das delegacias é justificado pelo alto custo que possui o Executivo para manter as unidades. “Este é um estudo para saber a possibilidade de fechar ou não essas unidades”, complementou o parlamentar.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou, por meio de assessoria de imprensa, que o estudo sobre o fechamento das delegacias está sendo feito pela PJC e que ainda não existe nenhuma discussão formal em trâmite na pasta.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da PJC para que esclareça detalhes sobre o estudo de fechamento das delegacias, mas ainda não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Fonte | RD News
(Visited 1 times, 1 visits today)