A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou uma lista com 230 nomes de alunos considerados inelegíveis pela instituição, após análise pelas comissões de matrículas por ações afirmativas e de veracidade de declaração. O montante é relativo a cinco campus da UFMT no estado.

A maior parte das inelegibilidades se deu por conta de irregularidades no item do edital que previa justamente a verificação das autoafirmações das cotas, alvos de denúncias de entidades do movimento negro que o Ministério Público Federal (MPF) investiga. A lista, no entanto, não aponta se o candidato não compareceu para verificação ou se teve a autodeclaração negada.

“O candidato que não comparecer ao procedimento de verificação após convocatória da Comissão Permanente de Homologação e Acompanhamento de Matrículas por Ações Afirmativas sem justificativa deferida, ou o candidato convocado, cuja Autodeclaração não for confirmada pela Comissão de Comprovação de Veracidade de Autodeclaração, será considerado Inelegido no Processo Seletivo SISU 2019, tendo sua matrícula cancelada”, diz o edital.

Na lista, estão 17 nomes do campus de Várzea Grande, 19 do de Sinop, 54 em Rondonópolis, 27 no Araguaia e 113 em Cuiabá. Os nomes foram divulgados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no início da noite de segunda-feira (18).

Investigação do MPF

O Ministério Público Federal instaurou procedimento para apurar a denúncia apresentada ao Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR/MT), pelo Instituto de Mulheres Negras (IMUNE) e pelo Instituto de Formação, Estudos e Pesquisas Socioeconômico Político Cultural de Mato Grosso, sobre supostas irregularidades nas autodeclarações étnico-raciais de candidatos aprovados, por meio do SISU, para vagas destinadas às políticas de cotas raciais na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

De acordo com a denúncia, seis estudantes aprovados para o curso de Medicina da UFMT, não possuem os fenótipos compatíveis e nem atendem aos critérios étnicos-raciais exigidos por lei.

Confira lista de inelegiveis

Campus Várzea Grande aqui

Campus Rondonópolis aqui

Campus Araguaia aqui 

Campus Cuiabá aqui

Campus Sinop aqui

 

Fonte | Hipernotícias

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)