Um grupo de 15 pessoas que vive em situação de vulnerabilidade social, grande parte moradores provisórios do Albergue da Vila Operária, está tendo a oportunidade de recomeçar a vida e conquistar um lugar no mercado de trabalho. Ao longo desta semana, eles participaram, de forma gratuita, do curso de operador de empilhadeira.

O curso de qualificação profissional é resultado da parceria da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), IMA (Instituto Mato-Grossense do Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Caritas Diocesanas.

“Um dos objetivos da assistência social é promover cidadania, dando dignidade às pessoas. Esta é uma parceria importante para inclusão social destas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, pois pode representar um resgate delas, fazendo com que saiam do espaço da rua e tenham um curso profissionalizante. Com isso, passam a ter novas perspectivas, tanto de trabalho, quanto de vida”, disse Marcia Rotilli, secretária municipal de Assistência e Promoção Social.

Realizado na sede do IMA, desde segunda-feira (19), o curso de qualificação, com perspectivas de inserção no mercado de trabalho, tem encerramento nesta sexta-feira (23). Com carga horária de 40 horas, o curso reuniu teoria e prática, oferecendo qualificação e certificação do Senar. A cerimônia de formatura será nesta sexta-feira, às 16h30, no IMA de Rondonópolis.

“Nas aulas teóricas, eles conhecem a parte mecânica do equipamento e as formas de operação da empilhadeira, depois são mais três dias de operação fazendo a parte prática com o manuseio e movimentação de cargas”, disse o instrutor Valnei Cunha.

Mais curso

Esta parceria ainda prevê a realização de mais um curso de qualificação profissional. De 03 a 07 de dezembro estão previstas, no IMA de Rondonópolis, as aulas teóricas e práticas do curso de manutenção de colheitadeira, para mais um grupo de 15 pessoas, também que vivem em situação de grande vulnerabilidade social.

Fonte | Assessoria

[banner id=”14873″ caption_position=”bottom” theme=”default_style” height=”auto” width=”auto” show_caption=”1″ show_cta_button=”1″ use_image_tag=”1″]
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)