O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) comentou, nesta 2ª feira (29.out.2018), sobre a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República.

Em artigo escrito para o jornal americano The Washington Post, o tucano afirmou que “hoje pode haver 1 risco para o Brasil, assim como em qualquer outro lugar”e disse que se os direitos humanos e as leis forem ameaçados é “obrigação se levantar e resistir”.

O ex-presidente também escreveu que a “mídia tradicional perdeu influência” e que a “sociedade perdeu coesão”.

O texto não menciona Fernando Haddad (PT), que foi derrotado pelo político do PLS no 2º turno das eleições presidenciais.

O tucano foi procurado pelo petista para compor uma aliança suprapartidária. Embora tenha deixado claro em diversas ocasiões que não votaria em Bolsonaro, o ex-presidente não manifestou apoio explícito ao ex-prefeito de São Paulo.

A organização dos partidos políticos também é apontada por Fernando Henrique como algo em processo de mudança.

“Partidos políticos e tratados, que uma vez tiveram significado para projetos polítcos e ideologias, não tem mais suporte. Como resultado, a escolha política das pessoas são às vezes guiadas por mensagens geradas pelas redes sociais”, afirmou.

O texto diz que Bolsonaro foi eleito porque “surfou em 1 tsunami de raiva e desespero da população que varreu todo o sistema político brasileiro, com líderes políticos antigos”. O tucano citou como motivo de revolta da população o número de desempregados, homicídios e o crescimento do crime organizado.

Cardoso também cita a corrupção dos partidos, “especialmente a do Partidos dos Trabalhadores”, e ressalva que não há confirmação de 1 colapso no sistema político.

“Não dá para saber se o sistema colapsou. Dos 4 presidentes eleitos depois da Constituição de 1988, 2 foram afastados, 1 está na cadeia por corrupção e o outro sou eu.”

Fonte | Poder 360

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)