Pancadas isoladas de chuva são previstas para a maioria dos municípios de Mato Grosso, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com clima chuvoso, a estação da primavera é acompanhada pela baixa umidade e tempo seco.

A temperatura máxima prevista para esta semana em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, é de 36°C. Com probabilidade de 80% de chuva.

De acordo com o Inpe, em Cuiabá e Várzea Grande, pancadas de chuva isoladas deve durar toda a semana.

Os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop, a 218 km, 242 km e 503 km da capital, também tem previsão de chuva de até 80% nesta semana, com a temperatura máxima de 36°C.

A primavera que termina no dia 21 de dezembro, marca um período de transição no clima do Brasil. Por isso, tem características tanto de inverno quanto de verão.

Nesse mês de outubro, haverá pancadas de chuva acompanhadas do tempo seco. Já em novembro, podem acontecer estiagens regionalizadas.

O índice de umidade relativa durante o dia deve variar entre 39% podendo chegar até 58%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o índice acima dos 60% como ideal para a saúde humana.

Segundo o Inpe, a máxima prevista para esta segunda-feira (15), em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, é de 35°C.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)