Um grupo formado por 11 mulheres gestantes se reuniu essa semana na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do bairro Luz Da’Yara para receber informações importantes que vão auxiliar na hora do parto e também para a nova fase da vida que vão entrar. Com o apoio de uma médica, uma odontóloga e uma enfermeira as mulheres conheceram mais sobre a gestação e práticas de acordo com a área de atuação de cada profissional.

A odontóloga do município, Soraia Salman, comentou que a mulher passa por várias transformações durante a gestação, um período de grandes adaptações. E para entender e aceitar essas mudanças o apoio de profissionais é muito importante para orientar sobre o que está acontecendo e a melhor maneira de passar esse período com tranquilidade.

Esses encontros são realizados mensalmente e têm o respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, com a liberação de profissionais para proferirem palestras e oficinas de educação quanto à saúde das gestantes e ainda oficinas de artesanato. O tema atual trabalhado foi o parto normal.

Apesar de todo o apoio oferecido pelas profissionais da saúde às futuras mães a participação das gestantes ainda é baixa. Por isso, a equipe do ESF Luz Da’Yara comemorou a adesão dessas mulheres no projeto, segundo elas um recorde de participação.

Soraia comentou que os encontros fazem acontecer a promoção e a saúde, levam informações indispensáveis sobre o cuidado para se ter uma boa gestação, com conhecimento, conscientização e responsabilidade.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)