O empreendimento, que deverá custar pelo menos US$ 10 bilhões, implicará a construção de uma linha férrea de 3.750 quilômetros desde o porto de Santos até Ilo, no Peru.
O empreendimento, que deverá custar pelo menos US$ 10 bilhões, implicará a construção de uma linha férrea de 3.750 quilômetros desde o porto de Santos até Ilo, no Peru, atravessando a cordilheira dos Andes e ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.
O governo suíço disse que fornecerá conhecimentos técnicos para o projeto sob a declaração de intenções assinada pelos dois países em Berna, capital suíça.
Morales disse que empresas alemãs também estavam interessadas na ferrovia, projeto que poderá acelerar a exportação de milho e soja para a Ásia. Os governos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Peru também apoiam o projeto, afirmou o líder boliviano.
Um projeto semelhante, liderado pelos chineses para construir uma via do Brasil até o Peru, sem passar pela Bolívia, encontrou barreiras no final do ano passado devido a preocupações com o custos financeiros e ambientais.
“Este (mais recente) projeto reduz a distância, é mais barato e quase sem problemas ambientais”, afirmou Morales à jornalistas. “Queremos avançar rapidamente com este projeto.”
Fonte | Época Negócios