Mato Grosso registrou 112 mortes em decorrência de acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) nesta terça-feira (10).

Se comparado com o mesmo período de 2021, quando 124 pessoas morreram em acidentes, houve uma leve queda de 9,6%.

Conforme o levantamento, em relação aos índices de lesões corporais causadas nesse tipo de ocorrência, o estado registrou 1.646 casos entre janeiro e março. Já em 2021, foram 2.326.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes de pessoas entre 15 a 29 anos em todo mundo.

As estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falha humana, por imprudência no trânsito.

Campanha Maio Amarelo realiza ações educativas no trânsito — Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

Campanha Maio Amarelo realiza ações educativas no trânsito — Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

Movimento Maio Amarelo

Nesta terça-feira (10), a partir das 16h, agentes de segurança farão um ‘pit stop’ na Avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá, para alertar os motoristas sobre os perigos no trânsito. A ação faz parte da programação em alusão ao ‘Movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas’.

De acordo com o a secretaria, os condutores serão abordados e orientados sobre as imprudências, como excesso de velocidade, não respeitar a sinalização e embriaguez ao volante.

Durante ação serão entregues brindes como o ‘lixocar’, que é uma sacola com identificação da Operação Lei Seca, panfletos e adesivos de atenção no trânsito.

Na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), próximo ao viaduto da Avenida Miguel Sutil, foi colocado um carro estacionado no canteiro, simulando uma ocorrência de acidente de trânsito.

Segundo a secretaria, durante todo o mês de maio serão realizadas blitz de orientação, ciclo de palestras, passeios ciclísticos, motorista da rodada e reuniões com representantes das Segurança Pública e poder público para definir estratégias para redução de acidentes.

Via | G1   Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)