Nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de maio, a Embrapa e o Senar-MT promovem o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. O evento será na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), e apresentará, entre outras informações, resultados de dez anos de pesquisas com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Em duas das estações do evento, pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril mostrarão resultados sobre indicadores de precocidade sexual em novilhas nelore e trarão recomendações técnicas para produção de leite. Em relação ao componente agrícola, serão apresentadas informações sobre a produtividade de grãos em diferentes configurações de sistemas integrados. Já sobre o componente arbóreo haverá informações sobre crescimento e produção e eucalipto em sistemas integrados com presença de árvores.

Todos esses resultados foram obtidos nos dois grandes experimentos instalados na Embrapa Agrossilvipastoril entre 2010 e 2011. Ao longo de mais de dez anos, dezenas de pesquisadores vêm desenvolvendo seus trabalhos nessas bases experimentais que são as maiores de ILPF do país.

Ainda com o tema sistemas integrados, o dia de campo trará também uma estação sobre consórcios forrageiros para segunda safra. A atuação desses consórcios na fertilidade do solo, na ciclagem de nutrientes e gerando economia para o produtor serão os pontos abordados.

A saúde do solo também será discutida no dia de campo, com informações sobre o BioAS, uma tecnologia que permite fazer a bioanálise do solo. Essa bioanálise funciona como um diagnóstico da qualidade do solo por meio da mensuração da atividade enzimática da microbiota.

Produtores que acompanharem o evento poderão conhecer ainda a braquiária ruziziensis BRS Integra, lançada recentemente pela Embrapa, e saberão mais sobre o manejo do capim elefante BRS Capiaçu.

A programação do dia de campo ainda terá informações sobre o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc), correção do solo e sobre agricultura de base ecológica por meio do projeto Gaia e da biodiversidade funcional em sistemas agroflorestais.

Inscrições

As inscrições para o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.embrapa.br/agrossilvipastoril. Novas inscrições também poderão ser feitas no local do evento, a partir das 7h30.

Dia de campo

O 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária é uma realização conjunta da Embrapa Agrossilvipastoril e Senar-MT. O evento faz parte de um termo de cooperação técnico-financeira que promove ações de transferência de tecnologia para sistemas integrados em todo estado de Mato Grosso. Em função das restrições da pandemia de covid-19, em 2020 o dia de campo ocorreu de forma on-line. Em 2021 ele não foi realizado pela primeira vez desde a primeira edição em janeiro de 2011.

O dia de campo conta com patrocínio da Unipasto e apoio da Rede ILPF, Acrimat, Acrinorte, Bancada federal de Mato Grosso, Cearpa, Coopernova, Empaer, Famato, Fundo Amazônia, UFMT, Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi), Rede Sustentabilidade Gaia, Laboratório Solos & Plantas, Plano ABC +, REM Mato Grosso, Sinecal, Prefeitura Municipal de Sinop, Ouro Fino, ABS, Frigobom e Allflex.

Via | Assessoria   Foto | Embrapa
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta