Está disponível aos 93 Sindicatos Rurais, a Oficina de Produção de Abafadores formatada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Estão previstas seis oficinas para o primeiro semestre de 2022, a primeira ocorreu em Cáceres neste mês de abril. O objetivo é contribuir para o combate ao fogo durante o período da estiagem em Mato Grosso, fornecendo capacitação e ferramentas que podem ser utilizadas em princípios de incêndio.
Além de Cáceres, também estão programadas oficinas em Campo Novo do Parecis e Dom Aquino. O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, destacou a importância da iniciativa para a população e os produtores rurais. “O período da seca pode ser muito prejudicial para quem mora e trabalha no campo, por isso, precisamos estar preparados para enfrentar o fogo”.
A oficina tem carga horária de quatro horas em que serão produzidos abafadores com madeira e borracha. De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, André Dionízio, cada participante deverá produzir ao menos um abafador. “No planejamento da oficina há uma apostila com o passo a passo sobre como construir cada abafador e orientações sobre como utilizá-lo”, afirma. A ideia é que os participantes fiquem com os abafadores produzidos para poderem utilizá-los em suas comunidades. Com isso, o Senar-MT visa contribuir com a iniciativa do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso que também irá distribuir abafadores a comunidades tradicionais do estado antes do período proibitivo, que começa em junho. Segundo a tenente-coronel Jusciery, além dos equipamentos, os moradores receberão capacitação. “O objetivo é que as comunidades tenham conhecimento e ferramentas para serem a primeira resposta diante de um incêndio, impedindo que ele atinja grandes proporções”. O coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, destaca que além da contribuição, o Senar-MT conta com um Centro de Treinamento denominado CT do Fogo. “O foco é auxiliar na capacitação do Corpo de Bombeiros e nos próximos meses, ele abrigará uma estrutura específica para formação de combatentes de incêndios florestais”, destaca. Combate ao fogo – O Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais, possui quatro cursos em seu portfólio relacionados ao combate ao fogo. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município para verificar datas e turmas disponíveis ou demandar o curso e oficina, caso não haja demanda prevista.
Via | Assessoria   Fotos | Divulgação Senar-MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)