Visando aumentar a segurança na saúde, a União Europeia (UE) proibiu o uso de tintas coloridas para tatuagens.

A proibição entrará em vigor a partir desta terça-feira (4) e foi instaurada pelo Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês) da União Europeia.

De acordo com o jornal Metro, o REACH proibiu mais de 4 mil produtos químicos diferentes que normalmente são encontrados nas tintas coloridas para tatuagem e podem estar relacionados a “câncer ou mutações genéticas”.

O REACH reforçou que a proibição não é com intuito de criminalizar as tatuagens e sim garantir maior segurança para as pessoas que optem por ter uma tatuagem colorida ou maquiagens definitivas, tendo em vista que as tintas utilizadas atualmente são fabricadas seguindo o mesmo padrão.

Os tatuadores europeus estão apreensivos pois devem dispensar clientes que vão procurar tatuagens com pigmentos coloridos. Enquanto isso, os distribuidores e fabricantes das tintas estão procurando alternativas para substituir os pigmentos.

O Reino Unido, que não faz mais parte da União Europeia, está avaliando se seguirá a nova determinação do bloco. Autoridades sanitárias pediram às organizações de tatuadores e fabricantes de tintas informações comprobatórias sobre a segurança das tintas de tatuagem.

Via | O.D.
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta