Um posto de testagem de detecção da Covid-19 foi inaugurado no desembarque nacional do Aeroporto de Brasília. No posto, instalado pela Secretaria de Saúde, os passageiros não precisam apresentar sintomas para realizar o exame. A iniciativa faz parte de uma ação de monitoramento de casos devido às aglomerações das festas de fim de ano.

É recomendado que aqueles que tiveram contato com alguém infectado também realizem o teste em até 14 dias. O exame poderá ser feito no aeroporto ou em outra UBS (Unidade Básica de Saúde) do DF.

Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, com a crescente contaminação da variante Ômicron, a testagem no aeroporto é muito importante por causa do alto fluxo de pessoas. “Estamos fazendo um grande esforço para difundir a testagem na sociedade”, afirma o general.

O subsecretário de Vigilância à Saúde substituto, Fabiano dos Anjos, explica que a realização dos exames possibilita o diagnóstico precoce, mesmo em casos leves e assintomáticos.

O posto avançado de testagem foi inaugurado em ação conjunta da Secretaria de Saúde, da Inframérica, que administra o Aeroporto de Brasília, e do Sesc (Serviço Social de Comércio). No aeroporto é aplicado o teste rápido imunocromatográfico, também conhecido como teste do cotonete, e os resultados saem em 20 minutos.

Via | R7
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta