A ferramenta tem alcance à todas as Instituições Federais do país.

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), lançou nesta segunda-feira (30) a plataforma ForPDI, uma ferramenta aberta para gestão e acompanhamento em tempo real do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Instituições da Rede Federal de Educação e de outras Instituições Públicas. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do MEC e contou  com a participação do ministro Milton Ribeiro, do secretário-executivo, Victor Godoy, do secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas, e demais representantes do projeto.

A plataforma é uma solução que visa o planejamento, implementação e controle das ações estratégicas traçadas pelas Instituições de Ensino da Rede Federal de Educação, bem como proporcionando melhorias na uniformização das tarefas administrativas, impactando positivamente a qualidade do ensino superior. O software ForPDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), é baseado em ferramentas conhecidas, tais como a análise SWOT, o Balanced Scoredcard (BSC), o Planejamento Estratégico Situacional (PES), Canvas, construção de cenários, dentre outras…

A ferramenta contribui para o alcance dos objetivos internos das instituições, bem como para a avaliação e controle externo por parte da gestão pública, sendo uma peça valiosa para o monitoramento das ações das Universidades Federais, Institutos Federais (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas vinculadas às Universidades e Colégio Pedro II.

O sistema da plataforma ForPDI permite que as instituições criem o planejamento estratégico, inserindo as metas traçadas e alcançadas, o monitoramento de metas, a construção do próprio PDI e consultar a estratégia administrativa, desde suas tomadas de decisões de infraestrutura, gestão financeira, orçamento e demais ações pertinentes ao processo de atingimento dos objetivos estratégicos. Com o apoio de elementos gráficos, o painel de bordo possibilita o acompanhamento dos resultados do PDI e a análise de dados de modo seguro, rápido e eficiente.

O MEC custeará a sustentação do sistema via RNP, disponibilizando o software a custo zero para os usuários. Essa medida visa ir ao encontro do conceito da eficiência e da efetividade na gestão pública, uma vez que o volume e a qualidade dos serviços produzidos são escalados e oferecidos a toda a Rede Federal de Educação. Ademais, a plataforma poderá ser utilizada também pelo Ministério e suas vinculadas (CAPES, INEP, FNDE) aumentando os ganhos de escalabilidade da ferramenta.

Para ampliar a adesão e o alcance uniforme entre as instituições da Rede Federal de Educação, o Ministério da Educação, por intermédio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), irá disponibilizar a plataforma em nuvem para a elaboração do PDI, provendo disponibilidade para o uso, hospedagem, suporte tecnológico, sustentação e eventuais atualizações dos sistemas próprias e inerentes as características das próprias organizações.

Além disso, a capacitação do ForPDI será disponibilizada por meio da Escola Virtual de Governo (EVG/ENAP) até o mês de setembro com intuito de motivar a prática e conhecimento da ferramenta.

ForPDI

Uma plataforma desenvolvida pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em parceria com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e o Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT) da Universidade de Brasília (UNB), entre outras universidades participantes do grupo de trabalho, que auxiliaram nas discussões e definições do sistema. O projeto foi desenvolvido nos anos de 2016 e 2017. A partir de 2020 a RNP assumiu, junto ao MEC, a sustentação e a evolução das melhorias do sistema.

O PDI constitui de elementos que influenciam a melhoria da qualidade do ensino, na uniformidade das tarefas administrativas e na gestão financeira eficiente, e colabora para os objetivos de eficiência, eficácia, efetividade e transparência pública.

Outras informações podem ser encontradas aqui: https://www.unifal-mg.edu.br/plataformafor/forpdi/index.php

Via | Assessoria de Comunicação Social do MEC

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta