Pesquisadores instalaram alto-falantes em uma trilha e perceberam que quem ouviu o som dos animais se sentiu psicologicamente melhor

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que ouvir o canto dos pássaros pode aumentar o bem-estar humano. A pesquisa foi divulgada na publicação científica The Royal Society.

Liderada por Danielle Ferraro, estudante de biologia da universidade, a equipe escondeu alto-falantes ao longo de uma trilha no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado. Os equipamentos tocavam canções gravadas através de um grupo diversidade de pássaros.

Instalados em duas regiões da trilha, os alto-falantes foram ativados e desativados pelos pesquisadores ao longo de algumas semanas. Depois do período de testes, as pessoas que passaram pelo local foram entrevistadas, e então os estudantes começaram a obter os resultados.

As pessoas que passaram pelas duas regiões da trilha onde foram instalados os equipamentos de som revelaram que se sentiram melhor ao terem contato com o canto dos pássaros. Em média, essas pessoas escutaram os sons entre 7 e 10 minutos.

“Ainda estou meio surpreso que apenas 7 a 10 minutos de exposição a esses sons melhoraram o bem-estar das pessoas. Isso realmente ressalta o quão importante a audição é para nós, e provavelmente para outros animais”, destacou Clinton Francis, professor da Universidade Politécnica que supervisionou a pesquisa.

Através destas descobertas, os cientistas entenderam que é cada vez mais necessário melhorar as paisagens sonoras naturais às quais os humanos estão expostos diariamente, seja dentro ou fora de áreas de natureza protegida.

“O gerenciamento do ruído em parques tem o potencial de criar um ciclo onde o aumento da biodiversidade pode melhorar as experiências dos visitantes, o seu bem-estar e também a sua afinidade emocional com a natureza”, ressaltou Danielle Ferraro.

Via | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)