Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , preparara durante todo este mês uma programação especial voltada ao Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem.

“A Campanha Novembro Azul tem o objetivo  de  alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)”, destaca o responsável técnico pela Saúde do Homem na Seretaria Municipal de Saúde, Claudiomar Alves Silva.

De acordo com ele, as ações programadas para o mês  contarão com atendimentos em horários estendidos nas unidades  básicas de saúde. ¨Cada unidade irá definir um dia do mês para fazer o seu  ¨Dia D¨, com horário diferenciado de atendimento  do público masculino, onde serão realizadas palestras  educativas”.

Claudiomar ressalta que as ações do Novembro Azul realizadas pelo Município  nas unidades básicas de saúde visam promover a saúde do homem, ressaltando a importância de ter qualidade de vida, buscando prevenção e promoção da saúde. “Irão falar nas palestras sobre prevenção de ISTs, sobre os cuidados com alimentação e prática de atividades físicas, cessação de tabagismo, entre outros temas”.

O responsável técnico pela Saúde do Homem complementa que os homens com mais de 40 anos irão passar pelo médico e agendar o exame de PSA”. “Se o exame estiver alterado, o paciente será encaminhado pela sua unidade referenciada para o atendimento com urologista
no Ceadas, afim de que sejam realizados aos exames complementares  para diagnóstico”, explica Claudiomar.

Ele destaca, ainda, que, além da programação especial para o mês da campanha do Novembro Azul, todas as unidades de saúde do município atendem regularmente aos cidadãos para consultas de rotina e exames, visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *